Brasil passa vergonha em evento internacional da Cultura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:  Roberto Castro/Ministério do Turismo

Como o Brasil não tem ministro da Cultura, o principal representante do país na primeira Conferência dos Ministros da Cultura do G20, na Itália, foi Gilson Machado Neto, do Turismo.

Em sua intervenção, ignorou o incêndio na Cinemateca Brasileira, que está sob sua alçada, e falou mais sobre o meio ambiente, queixando-se de falta de reconhecimento na Europa aos esforços de preservação de Jair Bolsonaro.

Ele ainda assinou uma declaração conjunta dos ministros que se contrapõe a pontos críticos do bolsonarismo.

Nas redes sociais, disse ter silenciado “a cúpulo (sic) de ministros das 20 mais importantes economias”. “Nenhum deles nem chegam aos nossos Pés em Preservação Ambiental”, complementou em outra plataforma.

Na conferência, ele fez questão de saber quem dos presentes já havia estado na Amazônia, em tom de cobrança.

“Muitas pessoas não sabem, mas 66% do território brasileiro se encontra do mesmo jeito que estava quando Jesus veio à Terra. 84% da Amazônia brasileira… Isso é um tabu aqui. Alguém aqui já esteve na Amazônia? Alguém já esteve na Amazônia? 84% da Amazônia brasileira está do mesmo jeito que estava quando Jesus veio à Terra”, disse Machado aos ministros da Cultura de outros países.

“Apesar de todo o forte trabalho realizado pelo governo Bolsonaro para a proteção do meio ambiente, nós estamos sempre nas manchetes da imprensa, especialmente na Europa”, queixou-se o titular do Turismo.

Em relação a temas pertinentes ao evento, Machado, que se apresentou como músico, disse que a pandemia gerou aceleração do processo de digitalização da cultura que já estava em curso e destacou o Carnaval e a Festa do Peão de Barretos como contribuições nacionais.

“O Brasil tem priorizado no momento a reforma de igrejas e monumentos históricos e culturais”, disse Machado. Portaria recentemente publicada pelo governo Bolsonaro incluiu a arte sacra entre as áreas contempladas em projetos da Lei Rouanet.

A declaração conjunta, que, segundo Dario Franceschini, ministro da Cultura italiano e anfitrião, teve apoio unânime, fala em combater fake news e discurso de ódio em redes sociais. O texto tem caráter progressista e enfatiza a importância de proteção das comunidades indígenas e suas culturas e defende medidas pela igualdade de gênero e pelo empoderamento da mulher.

Em Roma, Machado estava acompanhado de Mario Frias, secretário especial da Cultura, que responde a ele. O evento acabou na sexta (30). Neste domingo (1 º), o ministro participou sem máscara de manifestações pelo voto impresso em Pernambuco.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf