Cármen Lúcia manda vários recados a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Moura/STF

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse durante uma palestra nesta segunda-feira (23) que, na opinião dela, o país não tem “vocação para a tirania”. Sem citar nomes, a ministra criticou quem espalha desinformação, defendeu a urna eletrônica e questionou: “A quem interessa o caos?”

A fala da ministra ocorre em um momento de extrema tensão entre o presidente Jair Bolsonaro e o poder Judiciário.

No ápice da crise até aqui, Bolsonaro apresentou, na sexta-feira (20), um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

O presidente está insatisfeito com investigações que correm sob a responsabilidade de Moraes. Em uma delas, o inquérito das fake news, Bolsonaro foi recentemente incluído como investigado. Outra, o inquérito contra eventos antidemocráticos, fez buscas na sexta em casas de aliados do presidente.

Moraes também é responsável pelo inquérito das milícias digitais, que prendeu o presidente do PTB, Roberto Jefferson, aliado de Bolsonaro.

No TSE, o presidente é investigado por disseminar informações falsas de que as urnas eletrônicas não são seguras.

“Eu acho que nós não temos vocação para a tirania, acho que temos vocação para a liberdade […]Quem gosta de sombra é cego. Quem tem olhos gosta de luz. E a liberdade é o regime de luz, não a tirania”, disse Cármen Lúcia na palestra.

Ela ressaltou que “as urnas eletrônicas são confiáveis e confiadas pelo cidadão brasileiro”.

“Quem planta contra, tem que pelo menos ter uma pergunta: a quem interessa o caos, a quem interessa a desinformação, a quem interessa a ausência de liberdade ao ser humano?” , continuou a ministra.

Cármen Lúcia disse ainda que não se pode “admitir traidores da Constituição, que são traidores da história brasileira do presente e, principalmente, do futuro”.

“Os limites são postos pela Constituição. Compete ao Poder Judiciário e, em última instância, ao Supremo, como última palavra, fazer cumprir a Constituição. Ou nas palavras exatas, guardar a Constituição. Isso estamos fazendo, e por isso várias vezes estamos sendo ameaçado, xingados”, completou.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf