Ceará adota restrições ao turismo contra variante Delta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Mateus Dantas

O setor de turismo viveu um déjà-vu nesta semana quando recebeu a notícia de que o Ceará decidiu exigir comprovante de vacinação completa ou teste de Covid negativo dos viajantes para frear a variante delta.

Empresários de hotelaria e viagens dizem que não haviam sido informados dos planos e foram pegos de surpresa, o que gerou um receio de que os estados voltem a adotar diferentes restrições de circulação e de funcionamento para os estabelecimentos, como no ano passado.

A Anac diz que foi intimada da decisão pela 1ª Vara Federal do Ceará nesta quinta (12) e entrou, junto com a União, com pedido de suspensão de liminar. Segundo a agência, o pedido foi feito com a União porque a Anac não tem legitimidade e competência em matéria sanitária.

Nas aéreas, a mudança ainda não foi determinada. Gol e Latam afirmam que a documentação para embarcar rumo ao Ceará permanece inalterada e que ainda não houve notificação oficial. A Azul também diz que a medida ainda não está valendo e que segue acompanhando.

Eduardo Sanovicz, presidente da Abear, associação do setor aéreo, diz que segue as orientações da Anac e da Anvisa. “A imunização está avançando, inclusive com o nosso transporte das vacinas. Continuamos operando, seguindo os protocolos rigorosamente. Para outras atitudes, cabe à agência definir o que devemos fazer”, afirma.

Para Manoel Linhares, presidente da Abih (associação da indústria de hotéis), a exigência do teste pode encarecer as viagens e comprometer a recente retomada. “A prevenção é importante, mas o governo tem de dar condições de bancar. Para uma família de cinco pessoas com filhos que ainda não se vacinaram, os testes custam o preço de uma passagem”, diz.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf