Confira matéria do New York Times que detona Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Victor Moriyama for The New York Times

O The New York Times é, para todos os efeitos, o maior jornal do mundo com seus incríveis 7,8 milhões de assinantes — maior jornal do Brasil, Folha de SP tem cerca de 200 mil assinantes. E o que diz a matéria sobre o avanço de Bolsonaro contra a democracia não só é preocupante como desmoraliza o Brasil e deve provocar uma forte fuga de investimentos no país. Confira, abaixo, a íntegra da matéria

The New York Times

Bolsonaro desperta temor de uma tomada de poder com ataques ao sistema eleitoral brasileiro

Diante da perspectiva de uma derrota esmagadora nas urnas no próximo ano, o presidente Jair Bolsonaro, do Brasil, desperta simpatizantes para uma batalha existencial – contra as urnas eletrônicas.

Assediado pelo pedágio devastador do coronavírus, uma economia estourando e um rival emergente, o presidente lançou um ataque violento ao sistema de votação eletrônica do qual o Brasil confiou por 25 anos. A menos que os eleitores registrem sua escolha em cédulas de papel, o que o sistema atual não permite, Bolsonaro alertou que a eleição de 2022 pode ser suspensa.

“Uma eleição fora desses parâmetros não é uma eleição”, disse Bolsonaro a seus apoiadores durante um recente comício na cidade de Florianópolis, no sul do país, convocando sua base a se preparar para “lutar com todas as armas”.

A perspectiva de um confronto desestabilizador no ano que vem surgiu na terça-feira, quando o governo de Bolsonaro organizou um desfile militar no qual tanques blindados passaram pelo Congresso poucas horas antes de os legisladores debaterem um projeto que exigiria urnas eletrônicas para imprimir cédulas de papel.

A câmara baixa do Congresso votou na terça-feira pela rejeição da proposta.

Mas a campanha pelo retorno ao sistema de cédulas de papel – uma obsessão de longa data de Bolsonaro – alarmou líderes do judiciário, legisladores da oposição e cientistas políticos, que veem em seu manual os ingredientes para uma tomada de poder na maior nação da América Latina. Autoridades eleitorais e especialistas independentes dizem que o sistema de votação eletrônica do Brasil, que foi adotado em 1996, tem fortes salvaguardas e um histórico estelar.

“Manchar o debate público com desinformação, mentiras, ódio e teorias da conspiração é uma conduta antidemocrática”, disse em discurso recente Luís Roberto Barroso, juiz da Suprema Corte e chefe do tribunal eleitoral do Brasil.

Citando retrocessos democráticos na Turquia, Hungria, Nicarágua e Venezuela, o juiz Barroso disse que se tornou alarmantemente comum para os líderes que chegam ao poder por meio das urnas “desconstruir, tijolo por tijolo, os pilares da democracia”.

Os críticos temem que, assim como o presidente Donald J. Trump convenceu muitos apoiadores de que sua vitória foi roubada em 2020, Bolsonaro esteja preparando as bases para disputar uma derrota eleitoral em outubro de 2022.

Fernando Luiz Abrucio, cientista político da Fundação Getúlio Vargas, disse que tal cenário pode levar a muito mais caos no Brasil, onde a democracia foi restaurada apenas no final dos anos 1980, do que nos Estados Unidos.

“Se ele perder a eleição, pode mobilizar as forças militares, a polícia, as milícias”, disse Abrucio. “O grau de violência pode ser muito maior do que o episódio no Capitólio dos Estados Unidos.”

A exibição militar na terça-feira desencadeou uma cascata de declarações de condenação e memes .

“É inaceitável que as Forças Armadas tenham permitido que sua imagem fosse usada desta forma, para levantar a possibilidade de uso da força em apoio a uma medida antidemocrática golpista defendida pelo presidente” , disseram nove partidos da oposição em nota.

Bolsonaro começou a protestar contra o sistema de votação há vários anos, quando era um membro marginal e ultraconservador do Congresso, com pouco poder ou visibilidade na capital.

Em 2015, ele propôs uma emenda constitucional exigindo que as máquinas eletrônicas imprimissem um registro de cada votação, que seria depositado em uma urna eleitoral. O Sr. Bolsonaro argumentou na época que a redundância reduziria a “chance de fraude a zero”.

O Congresso aprovou a medida, mas a Suprema Corte disse que ela violou a privacidade e a considerou inconstitucional, o que significa que o sistema de votação permaneceu inalterado.

A questão desapareceu do radar político até que Bolsonaro emergiu como o favorito presidencial após o primeiro turno de votação na eleição de outubro de 2018. Em vez de comemorar seu triunfo, Bolsonaro surpreendeu o establishment político ao alegar que ele havia sido privado de uma vitória absoluta, que exigiria mais de 50% dos votos.

Mesmo depois de vencer a eleição em 2018 com uma margem de 10 pontos percentuais, Bolsonaro continuou a alegar, sem apresentar evidências, que o sistema foi fraudado. Sua busca por desacreditar a integridade do sistema eleitoral tornou-se mais ruidosa e audaciosa nas últimas semanas, à medida que a posição de Bolsonaro nas pesquisas declinou em meio à crescente exasperação com a forma como o governo está lidando com a pandemia do coronavírus.

Uma pesquisa realizada no início de agosto pela empresa Poder Data mostra que um em cada cinco eleitores que apoiaram Bolsonaro em 2018 agora votaria em seu principal rival, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva. Em uma disputa de dois candidatos, Lula derrotaria o titular de 52% a 32%, de acordo com a pesquisa.

Na terça-feira, Lula acusou o presidente de usar o debate da votação impressa para desviar a atenção de seu histórico de desemprego e pobreza, que aumentaram durante a pandemia.

“Bolsonaro deve estar pronto para enfrentar este fato: ele vai perder a eleição”, disse Lula em um comunicado, levantando a perspectiva de que o titular se recusará a participar dos rituais tradicionais de transferência de poder.

Os juízes da Suprema Corte reagiram com alarme aos ataques de Bolsonaro contra o sistema de votação, que ocorreram em longas entrevistas por jornalistas conservadores e nos vídeos que o presidente transmite nas redes sociais. No início deste mês, o tribunal abriu investigações sobre as alegações do presidente sobre fraude na urna eletrônica.

Filipe Barros, um legislador que apóia Bolsonaro, disse em uma entrevista que as máquinas eletrônicas podem ser adulteradas e que as cédulas de papel criariam um mecanismo para certificar de forma independente o resultado registrado pelas máquinas.

“É um risco para a democracia”, disse ele.

Especialistas dizem que as urnas eletrônicas no Brasil, onde a votação é obrigatória, contam com medidas de segurança robustas. Eles não estão conectados à internet, o que os torna praticamente impossíveis de hackear. A identidade dos eleitores é verificada por um scanner biométrico que escaneia as impressões digitais de uma pessoa.

No mês passado, oito ex-procuradores-gerais emitiram um comunicado chamando os esforços para criar um sistema de cédula de papel inconstitucionais, argumentando que a medida adicionada comprometeria o direito de votar secretamente. No Brasil, a procuradoria-geral da República é responsável pela investigação de crimes eleitorais.

Antes de o sistema atual ser adotado, dizem os especialistas, era comum que os mediadores políticos levassem as pessoas às urnas e verificassem como preenchiam as cédulas.

“Em nenhum momento o sistema de votação atual foi questionado, nem houve qualquer evidência de que ele foi adulterado”, disse Raquel Dodge, ex-procuradora-geral que estava entre os signatários da carta. “O sistema eleitoral do Brasil é muito avançado e acredito que precisamos deixar isso claro e transparente para os eleitores brasileiros e para o mundo.”

A administração do presidente Biden também demonstrou seu apoio ao sistema atual, com Jake Sullivan, o conselheiro de segurança nacional de Biden, levantando o assunto com Bolsonaro durante uma recente visita a Brasília.

As autoridades americanas expressaram “grande confiança na capacidade das instituições brasileiras de realizar uma eleição livre e justa com as devidas salvaguardas contra fraude”, disse a jornalistas Juan González, diretor sênior para o Hemisfério Ocidental do Conselho de Segurança Nacional . “Ressaltamos a importância de não prejudicar a confiança nesse processo.”

The New York Times

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf