Críticos da China, bolsonaristas se esbaldam no Tiktok

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/ Metrópoles

A estratégia digital do bolsonarismo esbarra em uma barreira ideológica quando o assunto é o TikTok: a rede social tem sede na China e é alvo de denúncias de ser usada pelo país asiático para espionagem – um argumento que tem muita força entre os seguidores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Essas ressalvas podem afastar das estrelas da militância digital de extrema-direita a vontade de ser “tiktoker”, mas influencers menos famosos nas redes “tradicionais”, como Instagram e Twitter, entendem que seria um erro deixar de divulgar propaganda na plataforma que mais cresce mundialmente.

Com mais de 500 milhões de usuários no mundo, o TikTok foi a rede com o aplicativo mais baixado no ano passado, segundo um ranking publicado pela rastreadora de mercado App Annie. Não há números consolidados no Brasil sobre o crescimento, mas a popularidade da plataforma é evidente, com o surgimento de celebridades e o espalhamento de vídeos produzidos para seu ambiente viralizando até nas redes concorrentes, como Twitter e grupos de WhatsApp.

Atentos a isso, dois membros do clã Bolsonaro resolveram passar por cima dos preconceitos e já se tornaram tiktokers. Um é o senador Flávio Bolsonaro, que tem perfil verificado, 12 mil seguidores e usa a timeline para fazer política e promover o pai. O outro é o “04”, Jair Renan, que usa a rede como parte de sua estratégia como influenciador social e prefere dancinhas e fotos na balada, na praia ou na piscina. Essa estratégia tem sido mais popular que a do irmão mais velho, e Jair Renan já ostenta mais de 410 mil seguidores no TikTok.

Na ausência de nomes como Terça Livre, o site do influenciador bolsonarista Allan dos Santos, e de políticos da linha de frente bolsonarista, como Carla Zambelli, a militância governista no TikTok sobra principalmente para perfis pouco conhecidos.

Nenhum tão popular quanto Jair Renan na plataforma, mas um chamado “Team Bolsonaro” já amealhou mais de 310 mil seguidores e, nesta semana, postou montagem de cena do filme Vingadores: Guerra Civil, da Marvel, com o cabeçalho: População indo para as ruas dia 7 de Setembro.

Outros perfis de apoiadores de Bolsonaro usam a rede, que tem regras obscuras de regulação do conteúdo, para disseminar discurso golpista, com ameaças a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e defesa de uma intervenção militar.

É patente entre bolsonaristas no TikTok, assim como acontece em outras redes e em aplicativos de mensagens, o sentimento de que se espera dos atos de 7 de Setembro algum resultado concreto, algo mais que uma passeata. Nas últimas semanas, o Metrópoles vem mostrando que a franja mais radicalizada da militância bolsonarista está se sentindo à vontade para defender a ruptura institucional no feriado da Independência do Brasil, pedindo o fechamento do STF e do Congresso e a criação de uma Corte militar para julgar opositores.

A preocupação é agravada por numerosos episódios de adesão de servidores das forças de segurança ao planejamento dos atos, e os governadores, sobretudo do DF e de São Paulo, estão montando rigorosos protocolos de segurança para o feriado.

Após semanas incitando sua militância contra o Judiciário, Bolsonaro tem dito nos últimos dias que os atos em Brasília e São Paulo, dos quais ele pretende participar, serão pacíficos e não vão flertar com golpe. O presidente mantém, no entanto, a corda esticada com declarações de sentido dúbio. No sábado (28/8), por exemplo, ele disse que “não deseja nem provoca ruptura, mas tudo tem limite”.

As Cortes que são alvo do presidente, STF e TSE, estão no TikTok com perfis oficiais produzindo material para divulgar e explicar suas decisões. O Supremo já conseguiu 21,7 mil seguidores e o TSE, que usa a conta para defender a segurança do sistema eleitoral e da urna eletrônica, é seguido por 38 mil tiktokers.

A Câmara dos Deputados ainda patina em 8,8 mil seguidores, e o Senado não tem perfil oficial no TikTok.

As Forças Armadas também não têm perfil na plataforma, mas um usuário que se identificava como sendo o Exército Brasileiro foi denunciado e sua autoria está sendo investigada pela Polícia Federal, porque se passava pela corporação para defender atos antidemocráticos, como um golpe militar.

Metrópoles

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf