Defesa de Flávio quer adiar julgamento da “rachadinha”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

Com o julgamento do recurso do Ministério Público do Rio que discute o foro privilegiado na investigação das “rachadinhas” em seu antigo gabinete na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) marcado para esta terça-feira, o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a análise do caso seja adiada.

A solicitação foi encaminhada pela defesa do senador ao ministro Gilmar Mendes, que é o relator do recurso. A data do julgamento foi marcada na última quinta-feira pelo ministro Nunes Marques, presidente da Segunda Turma do Supremo.

No documento encaminhado ao relator, a defesa pede o adiamento pela impossibilidade de o advogado Rodrigo Roca comparecer na sessão desta terça-feira. “Requer- se seja o julgamento da presente reclamação adiado para a próxima sessão a ser realizada” pela Segunda Turma.

Como as sessões da Segunda Turma têm acontecido a cada quinze dias , a expectativa é que, caso o adiamento seja aceito por Gilmar, o julgamento só ocorra no próximo dia 14. Caso seja mantido para esta terça, o debate sobre o recurso ocorrerá ainda em meio à tensão entre os Poderes, renovada por ataques do presidente Jair Bolsonaro ao STF e à expectativa para manifestações no dia 7 de Setembro.

Nos bastidores, tendo em vista a atual comnposição da Turma (com quatro ministros) e o perfi garantista dos magistrados que irão julgar a matéria, a avaliação é a de que o julgamento na Segunda Turma dê um resultado favorável ao senador e filho do presidente. Interlocutores da Corte, porém, também não descartam a possibilidade de um pedido de vista.

A discussão no processo é se a investigação contra Flávio Bolsonaro sobre desvios de recursos de seu gabinete poderia ter tramitado perante um juiz de primeira instância ou se deveria ter sido analisado no órgão especial do TJ do Rio. A defesa de Flávio argumentou que ele era deputado estadual na época dos fatos e, por isso, o foro da investigação deveria ser o TJ.

Segundo a denúncia do Ministério Público do Rio de Janeiro, as chamadas “rachadinhas” eram o esquema segundo o qual assessores do gabinete de Flávio Bolsonaro, então deputado estadual, devolviam parte da remuneração que recebiam.

Além de Nunes Marques e Gilmar Mendes, a Segunda Turma conta com os ministros Ricardo Lewandowski e Edson Fachin. A composição atual está com menos um integrante desde a saída da ministra Cármen Lúcia para a Primeira Turma. A vaga deverá ser preenchida pelo ministro indicado por Jair Bolsonaro. Por ora, contudo, o nome de André Mendonça ainda encontra dificuldades para ser aprovado pelo Senado.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf