Doria denuncia que bolsonaristas sairão às ruas armados

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: IstoÉ

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), disse a governadores nesta segunda (23) que militantes do “movimento bolsonarista” estão sendo estimulados a sair “armados” às ruas no dia 7 de setembro para protestar contra o Supremo Tribunal Federal (STF) e a favor do presidente Jair Bolsonaro.

Segundo ele, o momento é “gravíssimo”.

Doria participa nesta manhã do encontro virtual de 24 governadores pela defesa da democracia.

Em sua fala, ele lembrou que acaba demitir um comandante da Polícia Militar que tinha sob suas ordens 5 mil soldados e que estava convocando as pessoas para engrossarem os atos a favor do presidente. O policial atacou o STF, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e chegou a chamar Doria de “cepa indiana”.

A contaminação das PMs pelo bolsonarismo é um dos fenômenos mais temidos pelos governadores, que temem desordens, indisciplina e motins ilegais dentro da corporação.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, endossou as afirmações de Doria e afirmou que os governadores precisam manter as polícias dentro da legalidade.
Ele defendeu que os governadores façam um chamado público ao presidente Jair Bolsonaro, convidando-o para uma reunião.

Em sua fala, Doria conclamou colegas a assinarem um manifesto a favor das “liberdades” e contra o autoritarismo.

“Se já não bastassem as ameaças cada vez mais crescentes à democracia nas últimas semanas, teremos nesse mês de setembro manifestações, não apenas exercendo direito de se manifestar contra ou a favor. Mas manifestações ruidosas, para colocar em risco a democracia. Caminhoneiros estão sendo organizados por milícias bolsonaristas para fechar estradas. Há estímulo pelas redes sociais para que militantes do movimento bolsonarista utilizem armas e saiam às ruas armados. Isso não é defender a democracia. Não é defender o diálogo. Isso é desrespeitar o país. É desrespeitar a vida. Quero enfatizar que nós estamos diante de um momento gravíssimo da vida nacional. Não é o momento de nós silenciarmos”, afirmou ele aos colegas.

Doria afirmou ainda que o presidente Jair Bolsonaro “flerta com o autoritarismo permanentemente. E muitos de seus ministros endossam isso. Isso afronta os princípios da liberdade, os princípios das instituições, os princípios da democracia e daquilo que nós defendemos. Eu sei que vocês também defendem. E cabe a nós, sim, como seres políticos, nós fomos eleitos pelo voto popular, temos obrigação de nos manifestar, defendendo a liberdade, defendendo a democracia do nosso país”.

De todos os governadores, apenas o de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, sinalizou que não assinará o documento.

Folha 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf