Eduardo Bolsonaro pediu ao STF para investigar Barroso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA / AFP

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente Jair Bolsonaro, apresentou um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) de abertura de investigação contra o ministro Luís Roberto Barroso, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas a solicitação foi rejeitada e arquivada pelo ministro Alexandre de Moraes, na quarta-feira.

A solicitação foi feita pelo deputado em um momento de atritos entre o presidente Jair Bolsonaro e o STF. Na semana passada, Bolsonaro enviou ao Senado um pedido de impeachment contra Moraes, rejeitado pelo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Agora, Bolsonaro avalia apresentar um pedido de impeachment contra Barroso.

Seu filho, entretanto, se adiantou e apresentou ao STF um pedido para que Barroso fosse investigado dentro do inquérito das fake news — Jair Bolsonaro se tornou alvo de investigação nesse inquérito após reiterados ataques aos ministros da Corte e ao sistema eleitoral.

No pedido, Eduardo Bolsonaro repete o discurso do pai e alega que Barroso mentiu ao proferir declarações públicas de que as urnas eletrônicos são seguras e que não há risco de fraude nas eleições. O deputado cita entrevista dada por seu pai na qual, sem apresentar provas, Bolsonaro colocou em dúvidas a segurança do processo eleitoral.

Moraes escreveu na decisão que não havia nenhum indício de crime de Barroso nos fatos relatados. “O noticiante não trouxe aos autos indícios mínimos da ocorrência de ilícito criminal, não existindo, portanto, na presente petição, nenhum indício real de fato típico”, escreveu o ministro. “Flagrante a ausência de justa causa, a consequência é o indeferimento do pedido com imediato arquivamento da representação”, concluiu.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf