Entenda como Tarcísio Meira morreu de covid mesmo vacinado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Prefeitura de Porto Feliz/Divulgação

A morte do ator Tarcísio Meira, de 85 anos, nesta quinta-feira (12/8), levou alguns grupos antivacina a questionarem a eficácia dos imunizantes contra o coronavírus aplicados no Brasil. Isso porque o ator e a esposa dele, Glória Menezes, de 86 anos, estavam vacinados contra a Covid-19 há quase cinco meses. Os dois completaram o esquema de imunização em São Paulo e, no entanto, foram infectados pelo coronavírus.

Glória teve apenas sintomas leves e deve receber alta nesta quinta-feira (12/8). A infectologista Ana Helena Germoglio explica que o fato de o casal ter adoecido não quer dizer que os imunizantes sejam ineficazes. Ao contrário: segundo ela, esse é mais um argumento que reforça a importância de mais pessoas se vacinarem, para a construção da imunidade coletiva.

“Por melhor que seja a efetividade da vacina, ela não vai proteger 100%. Além disso, existem fatores intrínsecos que podem fazer com que a resposta ao estímulo provocado pela vacina seja menor que o esperado. A idade é um desses fatores”, ressalta a infectologista.

Em suas redes sociais, Germoglio fez uma comparação que ajuda a esclarecer como pessoas vacinadas, mesmo com as duas doses, ainda correm riscos de se infectar e vir a óbito. Para tornar o assunto mais claro, ela dá o exemplo do carro Volvo XC60, tido como o “carro mais seguro do mundo”.

Ana Helena observa que, mesmo dirigindo um Volvo, a pessoa pode sofrer sérios danos e até morrer, caso bata de frente com um caminhão. Sobre o ator, a especialista nota que, embora já estivesse vacinado com as duas doses, ele desenvolveu a forma grave da Covid-19.

“Com base em várias pesquisas anteriores, com as vacinas de influenza e pneumococo, já sabemos que idosos respondem menos às vacinas pelo princípio da imunossenescência. Sim, nosso sistema imune também envelhece”, explica.

A infectologista sugere que, além de se vacinarem, as pessoas não descuidem das medidas de proteção que viraram hábitos na pandemia: máscara, limpeza constante das mãos e distanciamento social.

“Por melhor que seja o carro, use o cinto de segurança e respeite os limites de velocidade. Por melhor que seja a vacina, use máscara e mantenha o distanciamento (até quando tivermos alta circulação viral). Por mais idoso, imunodeficiente ou outra comorbidade que tenha, vacine-se. A vacina reduz sua chance de ‘bater em alta velocidade contra um caminhão’”, afirma.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf