Especialistas criticam abertura em SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de São Paulo

O governador João Doria (PSDB) anunciou a dissolução do Centro de Contingência do coronavírus após manter as medidas de flexibilização no estado mesmo sem consenso entre os especialistas do grupo. No lugar da estrutura existente desde o começo de 2020, ele criará um comitê com menos membros.

Formado logo no início da pandemia, o grupo com 21 integrantes foi avisado na sexta-feira (13) sobre a reformulação. A partir de agora, o novo comitê passará a ter apenas 7 integrantes.

A mudança não pegou os especialistas de surpresa, já que, desde o fim do ano passado, muitas das decisões do governador não seguiam as recomendações e avaliações feitas pelo grupo sobre o quadro epidemiológico no estado.

A discordância, inclusive, ocorreu com a decisão de Doria de pôr fim a todas as restrições de horário e ocupação ao comércio e serviços em São Paulo a partir desta terça (17).

O governador não mencionou as divergências como motivo para redução do grupo, mas afirmou que o momento da pandemia no estado não exige mais orientação de tantos especialistas. “Não há mais necessidade de manter uma estrutura com tamanho tão expressivo”, disse nesta terça.

A maioria dos integrantes aconselhou o governador a adiar as medidas ao menos até que 80% da população adulta do estado estivesse vacinada com as duas doses da vacina, o que deve ocorrer até o fim do ano.

Os especialistas defendem que, com o aumento da presença da variante delta no estado, é precipitado adotar medidas tão radicais de relaxamento. Para eles, a flexibilização deveria ocorrer de maneira gradual, como foi feito no estado em outros momentos durante a pandemia, para avaliar o impacto de cada medida no aumento da transmissão.

“A abertura nesse momento é muito prematura. A variante delta está avançando, e vimos o que ela causou em outros países. Nós alertamos que a vacina não protege 100% contra a delta, ainda mais com a maior parte da população só com uma dose”, diz o infectologista Marcos Boulos, que integrava o grupo agora dissolvido.

Mais transmissível e com escape imunológico, a variante viral levou outros países, como Estados Unidos e Israel, a retroceder no relaxamento das regras após o aumento de casos.

Além disso, estudos mostram que uma única dose de qualquer imunizante fornece pouca proteção contra a delta. Em São Paulo, só 28,6% da população adulta está completamente vacinada.

“Não foi uma dissolução litigiosa, mas, evidentemente, nossa preocupação com a delta não está na mesma frequência que a tendência de abertura do governo. A revisão, nesse caso, é natural”, diz o infectologista Carlos Magno Fortaleza, que foi integrante do centro.

Há semanas, Doria mantem a defesa de que o relaxamento das medidas é seguro já que estão mantidas a obrigatoriedade de duas medidas no estado: o distanciamento de 1 m e o uso de máscara de proteção facial.

No entanto, como é fácil constatar nas ruas e estabelecimentos da capital paulista, tanto o distanciamento como o uso de máscara não são adotados por toda a população.

Os especialistas do centro insistiram na manutenção de algumas regras, como limite de horário de funcionamento para bares e a continuidade de proibição de festas, por entenderem que o uso da máscara é quase inexistente nessas situações.

Apesar das recomendações, o governador insistiu em manter o plano de abertura a partir desta terça.

O centro de contingência sempre teve caráter consultivo, ou seja, o governo não é obrigado a seguir suas recomendações. Apesar da prerrogativa para a tomada de decisões contrárias à orientação dos especialistas, Doria, até mesmo para se contrapor ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), sempre afirmou seguir a ciência.

O anúncio de que o Centro de Contingência passará a ser um comitê foi feito na manhã desta terça pelo governador. “Amanhã [quarta] vamos anunciar os 7 nomes do comitê científico. Eram 21”.

Em nota, o governo de São Paulo informou que a redução do grupo ocorre “frente à queda de casos, internações e mortes pela doença” no estado.

Os sete nomes que serão anunciados já compõem o centro de contingência, acrescentou o governador, afirmando que não acrescentará nenhum nome novo ao grupo.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf