Fabricante da ivermectina será investigado pela CPI

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro França/Agência Senado

O relator da CPI da Covid, senador Renan Calheiros (MDB-AL), informou no início da sessão desta quinta-feira (26) que vai incluir o empresário José Alves na lista de investigados. Alves é dono da Vitamedic, empresa que fabrica a ivermectina.

A ivermectina, um antiparasitário, comprovadamente não tem eficácia para combater a Covid. Mas fez parte do chamado “tratamento precoce” defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, que incluía também outros medicamentos ineficazes para a doença.

Ao anunciar o novo investigado, Renan classificou o “tratamento precoce” como um “tratamento medieval”.

“Hoje nós acrescentaremos outros nomes [à lista de investigados]. Um dos nomes que vamos acrescentar é o do empresário José Alves, que tem a ver com o tratamento precoce, com esse tratamento medieval que o governo utilizava como política pública através dessas pessoas. Esse empresário foi o maior produtor de ivermectina, um remédio para curar cavalo, curar vaca”, disse Renan.

Um representante de Vitamedic, Jailton Batista, já prestou depoimento à CPI. Na ocasião, há duas semanas, ele confirmou que a farmacêutica obteve lucros expressivos durante a pandemia de Covid com a venda de ivermectina.

Ele ainda admitiu que a farmacêutica financiou, a um valor de R$ 717 mil, o anúncio de uma campanha publicitária que defendia tratamentos ineficazes para a Covid. O manifesto exaltava, entre outros medicamentos, o uso da ivermectina. O próprio Jailton disse que a Vitamedic jamais fez estudos para atestar se há ou não eficácia do remédio.

G1

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf