Famílias afegãs pedem que americanos tirem suas crianças do país

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O aeroporto de Cabul se tornou um grande palco de desespero após o grupo terrorista Talibã retomar o controle do Afeganistão. Centenas de pais tentaram entregar os filhos a soldados americanos e britânicos, na tentativa de livrá-los da repressão do grupo fundamentalista.

Uma cena chamou a atenção. Um soldado americano ajudou a passar uma criança por cima de um muro do aeroporto, na última terça-feira (17/8).

Vídeos gravados na região mostram mães e pais entregando seus filhos para militares. As imagens registram pequenos afegãos sendo transportados, de mão em mão, na multidão, até chegarem aos soldados posicionados atrás de muros.

Desde que o Talibã tomou o controle de Cabul, no fim de semana, o país entrou em colapso, temendo a interpretação conservadora da lei islâmica.

Um porta-voz do Talibã informou à agência de notícias internacional Reuteres que, desde domingo (15/8), foram registradas 12 mortes nos arredores do aeroporto da capital, causadas por tiroteios e tumultos.

O Talibã retomou o poder no Afeganistão e os Estados Unidos iniciaram a retirada das tropas militares do país. A medida estadunidense fazia parte da Guerra no Afeganistão, conflito iniciado após os atentados de 11 de setembro.

Em maio, integrantes do Talibã começaram a agir para estender sua área de controle, buscando dominar sul, norte e parte do oeste do país. A estratégia usada foi a de conquistar capitais de províncias, até chegar às grandes cidades.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf