FHC estabelece prazo de validade para “terceira via” se firmar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso disse que o “centro” tem mais dois ou três meses para achar um nome para a disputa ao Palácio do Planalto. “Não temos muito tempo, mas ainda temos um tempinho para esse debate. Em política é preciso decisão, se esse nome não aparecer, temos que criá-lo”, disse o tucano, que participou de um debate do grupo Parlatório na tarde deste domingo (22.ago).

O grupo Parlatório -que reúne formadores de opinião- realizou uma live para abordar ideias e caminhos para o “Futuro de uma Nação”. O Parlatório promove debates educação, saúde, meio ambiente, política monetária e econômica. No evento deste domingo, ao defender um nome de centro, Fernando Henrique criticou o petista Luiz Inácio Lula da Silva e o atual presidente Jair Bolsonaro.

“Lula vai puxar a brasa para a própria sardinha, quer ser o chefão, é obsessivo. Bolsonaro tem impulsos autoritários”, afirmou o presidente. Fernando Henrique defendeu um momento de congraçamento, algo maior do que interesses particulares. “Não é unificar o PSDB, mas unificar a opinião pública brasileira”, disse.

“Se esse nome vier de São Paulo, ótimo, eu moro aqui. Mas se vier de outro estado, tudo bem.” O ex-presidente disse que esse nome não precisa nem mesmo vir do PSDB. “Tem que ser alguém para falar à sociedade. Alguém com potencialidade, alguém que se mova. Quem fizer isso vai ter o meu apoio”, disse ele, que lamentou neste momento a divisão no PSDB.

Democracia

Sem citar diretamente Bolsonaro, Fernando Henrique disse que a democracia tem regras. “É preciso respeito e responsabilidade.” O tucano afirmou que a Constituição precisa ser cumprida, mas disse que a democracia está estabelecida no Brasil. “Mas é preciso coragem para defendê-la.” O tucano disse que a sucessão é regrada pela Constituição. “E que a auto-regulação é necessária, incluindo para o presidente da República.”

“No Ocidente as regras são aceitas, há um conjunto de normas. Não se ganha no grito. Em determinado momento vai para o Judiciário e a Justiça decide.” Na última 6ª feira (20.ago), Bolsonaro enviou ao Senado um pedido de impeachment do ministro do Supremo Alexandre de Moraes.

“Eu não acho que as pessoas hoje que propõem algo diferente do que está na Constituição, tenham força para que as palavras se transformem em realidade”, disse Fernando Henrique, que não acredita em eventuais riscos de autoritarismo, vindo de integrantes das Forças Armadas ou das polícias.

“Cabe a responsabilidade de todos nós manifestar apoio à Constituição, as nossas convicções democráticas, porque senão as pessoas se sentem à vontade em mostrar seus impulsos.” No debate, o ex-ministro do Supremo Ayres Brito, disse que a raiz dos atuais problemas do país está no desrespeito à Constituição. “E há um estilo de inadequação do atual presidente.”

SBT 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf