Fux teria cobrado de Aras cumprimento de seu dever

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmam que a corte, por meio de seu presidente, Luiz Fux, teria feito nesta sexta-feira (6) um chamado institucional ao cumprimento do dever da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os bastidores da conversa entre Fux e o procurador-geral da República, Augusto Aras, foram tema do novo episódio do podcast Horário de Brasília.

Fux teve um encontro de cerca de 50 minutos com Aras. Segundo ministros do STF, o presidente da corte faria um chamado aos deveres constitucionais atribuídos ao Ministério Público Federal (MPF). A conversa ocorreu em meio à maior crise institucional da história recente do país, com o rompimento do diálogo entre o Supremo e o Planalto, após uma série de ataques do presidente Jair Bolsonaro a integrantes do STF, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e à própria Justiça Eleitoral.

A PGR terá de se posicionar sobre a inclusão do presidente Jair Bolsonaro no inquérito que apura a disseminação de ameaças, ataques e informações falsas contra ministros do STF nos próximos dias.

Ao final do encontro desta sexta, o STF emitiu uma nota em que afirma que “o ministro Fux convidou Aras para conversar sobre as relações entre o Judiciário e o Ministério Público. Ambos reconheceram a importância do diálogo permanente entre as duas instituições.”

A PGR também divulgou um comunicado em que diz que “considerando o contexto atual, Fux convidou Aras para conversar sobre a relação entre as instituições”. O texto acrescenta que os dois “renovaram o compromisso da manutenção de um diálogo permanente entre o Ministério Público e o Judiciário para aperfeiçoar o sistema de justiça a serviço da democracia e da República”.

O episódio desta sexta-feira do Horário de Brasília também aborda a derrota do voto impresso na comissão que debatia o tema na Câmara dos Deputados e as tentativas do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), de ressuscitar a proposta no plenário. Lira comunicou aos líderes de partido em almoço na última terça (3) que trabalharia para construir um texto intermediário sobre o assunto para ser votado por todos os deputados da casa.

Uma possibilidade debatida entre líderes é propor um percentual de amostragem, um número de urnas que teria a impressão do voto e que seria alvo de auditoria física.

Apresentado por Daniela Lima e Renata Agostini, o podcast Horário de Brasília é transmitido ao vivo e com vídeo no site da CNN Brasil e no canal da emissora no YouTube, às sextas-feiras, a partir de 12h30. Depois, os episódios podem ser acessados on demand nas principais plataformas de podcast: Apple Podcasts, Spotify, Amazon Podcasts e Deezer.

CNN Brasil  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf