Inflação continua subindo por 20 semanas consecutivas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.com

Pela vigésima semana consecutiva, analistas do mercado financeiro revisaram para cima a previsão para a inflação do país para o fim deste ano. São quase cinco meses em que as 100 instituições consultadas pelo Banco Central, para o Boletim Focus, apontam aceleração do IPCA. Na edição divulgada nesta segunda-feira, 23, a mediana da projeção dos economistas aponta que o índice ficará em 7,11% ao final de 2021. Há uma semana, essa previsão era de 7,05% e, há um mês, de 6,56%.

A inflação esperada pelo mercado é bem acima da meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional, que buscava 3,75% no ano, com margem de tolerância até 5,25%. A alta da inflação no Brasil tem diversos potenciais a vilões: além do câmbio mais alto, neste ano já ocorreram grandes acelerações nos preços de combustíveis, energia elétrica e os alimentos, que pesaram muito em 2020, não desaceleraram. A alta dos preços, que era vista no ano passado como pressão passageira, deixa o sinal de atenção ligado constantemente. Para 2022, os analistas consultados pelo BC também enxergam pressão. A estimativa é que o indicador fique em 3,93%, quinta alta consecutiva na estimativa. A meta para inflação no próximo ano é de 3,5%, com margem de tolerância até 5%.

Vale lembrar que, no ano passado, a inflação ficou em 4,52%, acima da meta de 4%, mas dentro da margem de tolerância. Caso a alta esperada pelo mercado para 2021 se confirme, o indicador terá acelerado mais que em 2016, quando teve alta de 6,29%. Em 2015, a alta foi de 10,67%.

A consequência da inflação mais alta é a pressão na Selic, a taxa básica de juros da economia. Assim como na semana anterior, o mercado financeiro prevê que a taxa feche 2021 em 7,5% ao ano. A taxa, que iniciou o ano em 2%, está em 5,25%, após quatro altas seguidas e a previsão do mercado é que continue a acelerarar.

O crescimento econômico, por sua vez, foi revisado ligeiramente para baixo pela terceira semana seguida. O mercado espera que o PIB feche o ano em 5,27%, variação negativa em 0,01 ponto percentual em relação à semana passada. Frente a estimativa de um mês atrás, o dado fica 0,02% abaixo da previsão, de 5,29%. Para 2022, a previsão também foi revisada, de 2,04% para 2%.

De acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) em junho, considerado a prévia do PIB, o índice foi pressionado para baixo pelas vendas do varejo, mas neutralizado pelo crescimento da área de serviços. O número trouxe alta de 1,14% no mês. Portanto, a variação do índice foi de 0,12% no segundo trimestre de 2021 em relação ao anterior, indicando uma leve aceleração. O resultado do PIB do segundo trimestre será divulgado em 1º de setembro, pelo IBGE.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf