Inventores do “nazismo de esquerda” criam o Taleban “de esquerda”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Joseph Dempsey

Dos mesmos criadores de “o nazismo é de esquerda”, vem aí “o Talibã é de esquerda”.

Incrivelmente, a associação do grupo fundamentalista islâmico que tomou controle do Afeganistão com ideias marxistas circulou em redes bolsonaristas durante esta semana. Talibã que, não custa lembrar, aplicou uma surra na antiga União Soviética, maior símbolo do comunismo, nos anos 1980.

Mesmo delirante, a teoria de um Talibã vermelho responde a um sentimento concreto dos conservadores, e não apenas no Brasil. A direita ficou em polvorosa com a queda do Cabul, basicamente por três razões.

A primeira é por puro oportunismo político, já que o fiasco caiu na conta do presidente dos EUA, o democrata Joe Biden. As cenas de caos no aeroporto da capital e as promessas irreais de que o Exército afegão resistiria ajudaram a caracterizar Biden como um presidente fraco.

Críticas pesadas vieram inclusive de setores da esquerda, que foram amplificadas por conservadores. Nesse caso, esqueceu-se, convenientemente, que o movimento para a retirada das tropas americanas de solo afegão foi deflagrado pelo antecessor de Biden, o republicano Donald Trump.

Mas isso não importa: a humilhação ajuda a consolidar a versão de que presidentes democratas são fracotes em política externa, e que valentes mesmo são republicanos como Trump, Bush pai e filho (que atacaram o Iraque) e, sobretudo, Ronald Reagan, vencedor da Guerra Fria.

A segunda razão deriva da primeira, mas tem um pouco mais de embasamento: a saída atabalhoada dos EUA do país asiático, deixando os afegãos entregues à própria sorte, provoca uma crise de credibilidade para os americanos.

Pior, abre espaço para o crescimento da Rússia e, sobretudo, da detestada China, que já constrói laços com os caciques talibãs, pensando em influência e negócios futuros. Depois do Afeganistão, alguém mais pode se sentir seguro da proteção americana? Como ficam Taiwan, Israel ou Ucrânia, por exemplo?

Por fim, os acontecimentos desta semana representam um incontestável triunfo de marketing para uma vertente radical do islamismo.

Nas últimas décadas, o conservadorismo de fundo cristão se exacerbou, no Brasil e em outros países, e grande parte da direita se vê em uma guerra religiosa. Isso se manifesta, por exemplo, no crescimento de campanhas promovidas por grupos de direita contra a perseguição a cristãos em países de maioria muçulmana.

Nos primeiros dias após a revolução no Afeganistão, circularam relatos de missionários sendo perseguidos e ameaçados no país asiático.

Um exemplo de mensagem postada em um grupo bolsonarista: “Hoje, infelizmente, confirmaram a triste e terrível notícia que 229 missionários cristãos foram condenados à morte amanhã à tarde pelos islâmicos afegãos. Por favor, transmitam esta mensagem o mais rápido possível para que muitas pessoas possam orar”.

Relatos assim são difíceis de serem comprovados, e têm alta chance de serem boatos sem fundamento. Mas o alerta foi dado em grupos de direita, o que bastou para causar alvoroço.

A combinação de derrota humilhante para os EUA, fraqueza política da Casa Branca, possível ascensão da China e, cereja do bolo, vitória do islã, eletrizou setores de direita no Brasil.

Não faltaram também tentativas de associar os extremistas afegãos com o PT e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, lembrando da relação simpática que seu governo teve com grupos palestinos.

Palestina que fica, como sabemos, a 4.000 km de Cabul. Não importa. É o que basta para a teoria do Talibã vermelho.

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf