Jefferson vai “capitalizar” prisão candidatando-se a deputado federal em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Preso na manhã desta sexta-feira, 13, pela Polícia Federal, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson tem planos para as eleições de 2022. Um deles é ser candidato a deputado federal pelo Rio de Janeiro e, assim, retornar ao Congresso como parlamentar 18 anos depois de ter sido cassado no escândalo do mensalão. Aliado ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Jefferson tem publicado vídeos com conteúdos de extrema-direita nas redes sociais, alguns deles empunhando armas, para tentar se aproximar do eleitorado bolsonarista.

Outra estratégia de Jefferson é lançar o deputado federal Daniel Silveira, candidato ao Senado, também pelo Rio. Na decisão em que pede a prisão de Jefferson por atacar instituições e a democracia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, cita trechos do julgamento da Corte que determinou a prisão de Silveira pelos mesmos motivos. Em fevereiro, Jefferson anunciou a filiação do deputado ao seu partido. “O deputado Daniel Silveira, na prisão, acaba de assinar a ficha de filiação ao PTB. Seja bem-vindo heróico deputado. Daremos sangue por você. Nós não abandonamos o soldado ferido”, escreveu Jefferson no Twitter.

Jefferson também avalia ter um candidato do PTB ao governo do Rio contra o atual mandatário Cláudio Castro (PL), que quer a reeleição. Ele articula ainda para que ex-ministros de Bolsonaro, como Ricardo Salles (Meio Ambiente) e Abraham Weintraub (Educação), se filiem ao partido para disputarem as eleições do ano que vem.

Além disso, Jefferson tenta até hoje levar Jair Bolsonaro para o PTB. No entanto, o presidente, embora já tenha sido filiado na legenda, resiste. Em encontros recentes com o próprio Bolsonaro e com ministros em Brasília, Jefferson ainda trabalha nos bastidores para que o aliado retorne ao partido. Bolsonaro quis criar o Aliança pelo Brasil, mas a ideia, por enquanto, não foi à frente. Enquanto isso, o presidente mantém negociações com outras siglas, uma delas o Patriota, que filiou o senador Flávio Bolsonaro, seu filho mais velho.

O presidente nacional do PTB foi deputado federal de 1983 a 2005, sempre apoiando os governos em troca de nomeações em comando de ministérios, em cargos de segundo e terceiro escalões e em cargos estratégicos de estatais. Foi condenado e preso pelo STF por corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao denunciar o mensalão do PT. Neste período, teve o ex-ministro José Dirceu como alvo principal de seus ataques. Jefferson ficou 14 meses na cadeia de um presídio de Niterói, cidade da Região Metropolitana do Rio.

Em outubro do ano passado, a filha de Jefferson, Cristiane Brasil, também ex-deputada federal, foi presa na Operação Catarata 2. De acordo com a denúncia do Ministério Público estadual, responsável pela ação, ela cometeu os crimes de organização criminosa e corrupção ativa. Para os promotores, Cristiane, que, à época, negou irregularidades, teria recebido propina quando comandou a Secretaria Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida do Rio e de usar sua influência política mesmo depois de deixar a pasta. Outro membro da família de Jefferson, o ex-genro Marcus Vinícius Vasconcelos, o Neskau, atual deputado estadual no Rio, também foi preso com outros parlamentares na Operação Furna da Onça.

Veja 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf