Juiz do DF tentou ajudar Sergio Camargo a destruir livros

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob

Sergio Camargo segue impedido pela Justiça Federal do Rio de Janeiro, desde junho, de se desfazer dos cerca de 300 livros do acervo da Fundação Palmares que considera “marxistas e bandidólatras”.

No entanto, num processo sobre o mesmo tema, em Brasília, as posições do bolsonarista foram endossadas por Cristiano Miranda de Santana, juiz federal da 5ª Vara Federal Cível de Brasília, em decisão que não prevaleceu em relação à do Judiciário fluminense.

Em 21 de junho, o magistrado negou um pedido feito por deputados do PSOL, do PT, do PcdoB e do PSB para manter intacto o catálogo bibliográfico da Palmares, na contramão do que a 2ª Vara Federal de São Gonçalo viria a decidir dois dias depois.

Na negativa, Santana ignorou o fato de que Camargo vinha dizendo publicamente que se livraria dos títulos e disse que os parlamentares não dispunham de “fatos concretos” para mover a ação. E foi mais longe.

Escreveu o magistrado:

“O que os autores pretendem, na verdade, é que, por ordem judicial, seja preservada a ideologia marxista, manuais de guerrilhas e revoluções, sexualização de crianças, pedagogia de educação sexual, entre outros temas que não guardam qualquer coerência temática com a Fundação Cultural Palmares e a promoção da cultura negra”.

Miranda sustentou ainda que Camargo, na verdade, vinha agindo de maneira “jocosa” e propondo uma “bravata”, sem dar sinais de que transformaria em realidade a doação. Hoje, os livros de Karl Marx, Max Weber, Caio Prado Jr. e outros autores estão separados do restante do acervo para um futuro “Museu da Vergonha”, segundo o próprio Camargo.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf