Lira quer reduzir temperatura após voto impresso ser rejeitado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), disse que o assunto do voto impresso está “encerrado” após o plenário da Casa rejeitar a proposta hoje. Para ele, é preciso “baixar a temperatura” e retomar a normalidade nos debates.

Sem direcionar a fala especificamente ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), Lira disse que “o esticar das cordas passou de todos os limites”. O chefe do Executivo tem lançado dúvidas infundadas sobre as urnas eletrônicas e colocado na mudança do sistema eleitoral condição para realização de eleições confiáveis.

“Nós trabalhamos para dar um ponto final nessa situação. O esticar das cordas, no meu entender, passou de todos os limites. Temos que trazer para a normalidade”, disse, em entrevista à Globo News, após a sessão.

Para Lira, apesar de existirem dúvidas e desconfianças em relação ao processo eleitoral e auditagem dos votos, “nós não podemos chegar à eleição com a versão de que esse ou aquele foi prejudicado”. O presidente da Câmara ressaltou, também, que confia no sistema atual, por meio do qual foi eleito.

Na noite de hoje, o plenário rejeitou a proposta que pretendia incluir um módulo de voto impresso ao lado das urnas eletrônicas a partir das eleições de 2022. A PEC do voto impresso (Proposta de Emenda à Constituição 135/19) teve 218 votos contra, 229 votos a favor e uma abstenção. Para que a tramitação avançasse eram necessários votos favoráveis de 308 dos 513 congressistas.

De autoria da deputada Bia Kicis (PSL-DF), a PEC era de interesse de Bolsonaro, que enfrenta perda de popularidade e ameaça reiteradamente a realização das eleições de 2022.

É importante lembrar, no entanto, que desde a adoção das urnas eletrônicas no Brasil, em 1996, nunca houve comprovação de fraude, como mostram auditorias realizadas pelo TSE, investigações do Ministério Público Eleitoral e estudos independentes.

Lira ressaltou que a sessão foi democrática e que todos os parlamentares puderam se expressar e defender suas teses. Sendo assim, o texto debatido hoje, nos termos em que foi proposto, será arquivado. O presidente da Câmara explicou, também, que não há tempo nem espaço para iniciar uma nova discussão neste ano.

Para o deputado, porém, ainda é preciso sentar à mesa com representantes dos Três Poderes para “escolher uma maneira racional, clara, objetiva, de aumentarmos a transparência da auditagem”.

“Como eu falei genericamente para todos os Poderes: neste momento nossa mensagem é de saber reconhecer os resultados quando eles são favoráveis ou quando são contrários. É da democracia. Eu não acredito que haja outro comportamento por parte do presidente Bolsonaro. Ele disse que respeitaria”, disse, em coletiva, na saída da Câmara.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf