Ministro da Justiça será investigado por campanha antecipada

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/JBR

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes pediu para o corregedor-geral do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Luís Felipe Salomão, investigar se o ministro da Justiça, Anderson Torres, cometeu o crime de campanha eleitoral antecipada ao participar de uma live com o presidente Jair Bolsonaro.

O evento ocorreu no dia 29 de julho, e o presidente prometia comprovar a fraude nas urnas eletrônicas. Moraes enviou um ofício ao corregedor no âmbito do inquérito das fake news, do qual é relator, para adoção de “providências cabíveis”.

O magistrado anexou à decisão uma reportagem em que a revista Veja afirma que Torres pediu para estar na transmissão do chefe do Executivo porque, segundo um colega dele relatou ao veículo de comunicação, queria aproveitar a ocasião para ganhar visibilidade.

O ministro da Justiça é delegado da Polícia Federal e, em conversas reservadas, já revelou a intenção de disputar algum mandato público em 2022 pelo Distrito Federal.

Essa, porém, não foi a primeira dor de cabeça que o chefe da pasta teve por participar da live de Bolsonaro. Quando Moraes acolheu a notícia-crime do TSE e incluiu o presidente como investigado no inquérito das fake news, o magistrado já havia determinado que a PF colhesse o depoimento de Torres.​

Após três anos denunciando supostas fraudes nas eleições brasileiras, Bolsonaro realizou uma live nas redes sociais no fim de julho para apresentar o que ele chamava de provas das suas alegações.

Durante a transmissão, porém, Bolsonaro propagou apenas teorias que circulam há anos na internet e que já foram desmentidas anteriormente. Na live, Bolsonaro mudou o discurso e admitiu que não pode comprovar se as eleições foram ou não fraudadas.

“Não tem como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas. São indícios. Crime se desvenda com vários indícios”, declarou.

Ao final da exposição, Bolsonaro foi questionado por jornalistas se havia mostrado suspeitas ou provas. Respondeu: “Suspeitas, fortíssimas. As provas você consegue com a somatória de indícios. Apresentamos um montão de indícios aqui”.

Durante a apresentação, foram veiculados vídeos divulgados na internet que buscam transmitir a mensagem de que é possível fraudar o código-fonte para computar o voto de um candidato para o outro.

Estavam presentes na transmissão, além de Torres, os ministros Luiz Eduardo Ramos (Secretaria-Geral da Presidência), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), além do senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ).

Ainda naquele dia, ministros do TSE se incomodaram com a presença do ministro da Justiça, já que a Polícia Federal está sob o guarda-chuva da pasta que ele comanda.

Como mostrou o Painel, da Folha, Torres tentou envolver peritos da Polícia Federal na tentativa de Bolsonaro de achar provas contra as urnas eletrônicas. Torres levou dois técnicos para uma reunião no Palácio do Planalto seis dias antes da live sobre o tema, agora alvo de investigação do STF e do TSE.

Os peritos foram apresentados ao conjunto de teses de internet que o presidente usaria na transmissão e disseram não ser possível fazer juízo de valor sem análise oficial.

Entre os itens mostrados na live estavam as supostas urnas viciadas que favoreciam o registro do número 13, o caso sobre configuração do software do TSE para seguir um padrão de votação e suposta fraude em 2018 para evitar a vitória de Bolsonaro no 1º turno.

Os peritos que foram ao Planalto participaram dos testes de segurança das urnas nos últimos anos. Eles defendem em relatórios a adoção do voto impresso como forma adicional de auditoria, mas não falam em fraude.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf