Molon e Romário lideram corrida ao Senado pelo Rio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

O senador Romário Faria (PL-RJ) é o favorito à reeleição na disputa do ano que vem, segundo pesquisa eleitoral realizada em julho pela FSB Pesquisa.

Romário, que já foi deputado federal pelo Rio e irá completar no ano que vem oito anos como senador pelo estado, aparece com 19% da preferência do eleitorado fluminense.

Em 2014, quando se elegeu senador pelo PSB, Romário abocanhou 63% dos votos, derrotando concorrentes como o ex-prefeito do Rio Cesar Maia.

Atualmente, o parlamentar está no PL, partido do governador Cláudio Castro, que tentará o apoio da família Bolsonaro para se reeleger ao cargo em 2022.

Em segundo lugar na corrida para o Senado está o deputado federal Alessandro Molon (PSB), com 17% das intenções de voto.

Molon deverá disputar na mesma chapa de Marcelo Freixo, recém-filiado ao PSB e que irá disputar o governo do Rio no ano que vem.

Molon articula para receber o apoio do ex-presidente Lula em sua campanha, mas pode esbarrar no terceiro colocado da pesquisa ao Senado, o vereador Lindbergh Faria (PT), que figura com 15% de intenção de votos entre o eleitorado do Rio. O petista ainda não está oficialmente entre os pré-candidatos à cadeira.

O prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, tem 8% das intenções, segundo a pesquisa. Caxias é a maior cidade da Baixada Fluminense, região que historicamente votou no PT e que optou em peso por Jair Bolsonaro em 2018.

Vários partidos cortejam Reis em busca de eventuais alianças. Atualmente, o prefeito se diz bolsonarista, mas são poucos os que acreditam que a relação será pra sempre. Caso Bolsonaro desidrate, Reis, que foi muito próximo também dos governos petistas, pode pular fora do barco, de acordo com caciques políticos do Rio.

Depois de Reis vem, com 6% das intenções de voto, o deputado Otoni de Paula (PSC), pastor evangélico que é um dos mais fiéis aliados de Bolsonaro na bancada federal do Rio.

Atrás do religioso vem o segundo petista da disputa, o deputado estadual André Ceciliano, atual presidente da Assembleia Legislativa do Rio, com apenas 3% dos votos.

Ceciliano não esconde seu desejo de brigar pela vaga ao Senado e tem se sentado com diversas lideranças locais com o objetivo de se cacifar para a disputa. Sabe-se no Rio que ele é bom de articulação política e de prosa. Se essas habilidades irão se traduzir em votos, ninguém arrisca a dizer ainda. Brancos e nulos somaram 27% e 6% não souberam ou não quiseram responder.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf