Movimento antivacinas é muito mais forte nos EUA

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Alcântara / Metrópoles

Após episódios de escassez de vacinas frequentes no começo da Campanha Nacional de Imunização contra a Covid-19, o Brasil mostra sinais positivos no ritmo de vacinação contra a doença, superando os Estados Unidos no objetivo de proteger ao menos a população adulta.

Dados do Our World in Data, ligado à Universidade de Oxford, no Reino Unido, mostram que, desde o dia 20 de junho, a média diária de aplicações no país supera a norte-americana. Desde essa data, foram administradas diariamente no Brasil mais de 1 milhão de vacinas, com alta desde junho.

A tendência da imunização nos dois países se inverteu: nos EUA, que chegou a ter uma média diária de 3,4 milhões de doses aplicadas, a média diária dos últimos sete dias está em 823,3 mil; o Brasil tem média de 2,01 milhões.

Mantido o atual ritmo de vacinação nos dois países, o Brasil demoraria cerca de 20 dias para imunizar toda a população adulta do país. Os Estados Unidos demorariam cerca de 67 dias para imunizar todos os norte-americanos acima dos 18 anos.

Com problemas para combater a desinformação sobre as vacinas, os Estados Unidos enfrentam a resistência daqueles que são contra a imunização. Mesmo com constantes campanhas de incentivo, incluindo prêmios em dinheiro para os que forem tomar a injeção no braço, dados do CDC (Centro de Controle de Doenças) mostram que, até essa sexta-feira (20/8), 56.588.535 norte-americanos acima dos 18 anos ainda não tomaram uma dose sequer de algum imunizante. São 257.536.091 nessa faixa etária que residem no país. Isso significa que os adultos não vacinados nos EUA equivalem à soma de toda a população de países como Espanha e Bélgica.

Os Estados Unidos possuem uma população de 331.449.280 milhões de pessoas, segundo dados atualizados do último censo no país. Destas, 200.947.556 milhões já tomaram, ao menos, uma dose de vacinas contra a Covid. Atualmente, o país está imunizando a população com doses dos laboratórios Pfizer, Moderna e Janssen.

Já o Brasil ainda não conseguiu que 39.648.619 brasileiros adultos recebessem a primeira dose – são 160.911.639 adultos, segundo dados do último censo realizado pelo IBGE. Ao todo, 121.263.020 brasileiros já tomaram ao menos uma dose. A campanha de imunização por aqui começou 35 dias depois do país norte-americano, quando Mônica Calazans, enfermeira da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto Emílio Ribas, em São Paulo, recebeu a primeira dose da vacina Coronavac.

A preocupação da vacinação nos EUA chega à Casa Branca, onde o presidente Joe Biden faz apelos recorrentes para que a população vá se vacinar. Biden foi criticado por não ter conseguido alcançar a meta de vacinar 70% da população adulta até 4 de julho, Dia da Independência no país.

 

 

 

Tradução:

Para todos aqueles que não foram vacinados: Por favor, se vacinem.

Por você e seus entes queridos.

Por sua vizinhança e por seu país.

A lentidão da vacinação, combinada ao avanço da variante Delta, vem agravando o quadro da pandemia no país norte-americano. Na terça-feira (17/8), ao menos 1.017 mortes por Covid-19 foram confirmadas, o maior número desde meados de março. Em resposta ao novo pico, o governo dos EUA retomou a obrigatoriedade do uso de máscara em aeroportos e estações de metrô. A medida será mantida pelo menos até meados de janeiro de 2022.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf