MP encerra ação contra influenciadora que atribui crimes à “população negra”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A Promotoria de Justiça de Direitos Humanos do Ministério Público de São Paulo decidiu arquivar, na quarta-feira, um pedido de indenização por danos morais coletivos movido por um grupo de advogados contra a influencidora digital Luísa Nunes Brasil, que no ano passado viralizou nas redes sociais por dizer que o racismo é um “instinto de defesa”.

Os comentários de Luísa, que trabalha como coach, foram feitos em junho de 2020, durante a repercussão do assassinato de George Floyd pela polícia de Minneapolis, nos Estados Unidos.

Luísa afirmou, na ocasião, que “o racismo sempre vai existir enquanto a maioria dos crimes for causada pela população negra”.

Para o promotor Eduardo Valerio, o caso não configurou um dano moral coletivo porque Luísa, apesar de ter compartilhado “conteúdo racista”, dispunha de apenas 56,3 mil seguidores à época e, hoje, perdeu mais da metade de sua audiência.

O MP costuma fixar pedido de R$ 1 por seguidor em indenizações do tipo, mas o processo, segundo Valerio, seria custoso demais considerando que a influenciadora vive no exterior. Ainda assim, Luísa continuará sendo investigada criminalmente por racismo, em outro procedimento que não discute a compensação do dano supostamente causado.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf