MP quer que “visitas” de filho 04 a secretaria sejam investigadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) manifestou-se, na Justiça, a favor da divulgação dos registros de frequência de Jair Renan Bolsonaro, o filho 04 do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal. O órgão também não vê problemas no fornecimento de dados sobre agendas públicas, atas e lista de presença em reuniões que tiveram a participação do rapaz.

Em manifestação expedida no sábado (7/8), o promotor de Justiça Roberto Carlos Silva escreveu que não se vislumbra a possibilidade de colocar em risco a segurança do filho do presidente da República ao divulgar as informações envolvendo Renan Bolsonaro e a Secretaria de Esporte e Lazer.

“Todas as informações pleitadas dizem respeito a fatos/ocorrências pretéritas, sendo certo que não possuem o condão de oferecer risco à segurança da prole do atual presidente da República, especialmente quando considerado que o senhor Jair Renan Bolsonaro, atualmente, não exerce nenhum cargo, efetivo ou comissionado, perante a Administração Pública distrital”, apontou.

O MPDFT posicionou-se de forma favorável ao pedido do advogado Marivaldo de Castro Pereira. Ele solicitou, no Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT), o acesso às informações envolvendo Renan Bolsonaro na pasta local.

O autor da ação argumentou que tentou obter os dados por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI), mas a Secretaria de Esporte e Lazer negou o pedido, alegando que a solicitação está em “desconformidade com os interesses públicos do Estado” e trata-se de informações pessoais.

Em 1º de julho, o juiz Daniel Eduardo Branco Carnacchioni indeferiu liminar solicitada pelo advogado para que a pasta divulgasse urgentemente as informações, e determinou a notificação da secretaria para se manifestar na ação. O processo segue tramitando na Segunda Vara da Fazenda Pública do DF.

Em outubro do ano passado, o filho 04 de Bolsonaro abriu um escritório no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, voltado ao empreendedorismo e entretenimento. Um dos integrantes do projeto de Renan Bolsonaro é Allan Gustavo Lucena do Norte, ex-servidor da Secretaria de Esporte e Lazer do DF.

Em nota enviada à coluna, a Secretaria de Esporte e Lazer informou que o ex-servidor Allan Lucena ocupou cargo de gerente, no âmbito da Coordenação de Incentivo e Administração do Estádio Nacional de Brasília, da Subsecretaria de Projetos Incentivados e Eventos, “no qual desempenhou funções de coordenação e prospecção de eventos esportivos no âmbito da SEL, de 12/03/2019 a 21/10/2020”. Sobre a ação judicial, a pasta acrescentou que aguarda a decisão.

A reportagem não conseguiu contato com Renan Bolsonaro ou Allan Lucena. O espaço permanece aberto para eventuais manifestações.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf