MPF recorre de decisão de juíza favorável a blogueiro bolsonarista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William/Agência O Globo

O Ministério Público Federal recorreu contra decisão da juíza Pollyanna Kelly, da 12ª Vara Federal do Distrito Federal, que havia rejeitado denúncia contra o blogueiro bolsonarista Allan dos Santos. A Procuradoria o havia acusado dos crimes de ameaça e incitação ao crime por declarações proferidas contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso.

O recurso foi enviado ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região. A denúncia havia descrito que Allan dos Santos divulgou um vídeo na internet em novembro do ano passado chamando o ministro Barroso de “miliciano digital”, no qual o blogueiro usa palavras de baixo calão para referir-se ao ministro. Segundo a denúncia, Allan dos Santos desafia o ministro a enfrentá-lo pessoalmente “para ver o que a gente faz com você”.

A juíza, entretanto, apontou em sua decisão que se tratava de “impropérios e bravatas” proferidos pelo blogueiro, sem constituir crime. No recurso, o MPF rebate essa argumentação. “Em meio a tanta tensão política ocorrida no país nos últimos anos, qualquer instigação mais enérgica propagada por pessoas com grande influência nas mídias sociais da internet, como o caso de Allan dos Santos, facilmente serve de estímulo para que terceiros cheguem às vias de fato e concretizem as agressões e violências sugeridas no discurso”, argumentou a Procuradoria.

Allan dos Santos também é investigado no STF nos inquéritos das fake news e na investigação sobre milícias digitais montadas para atacar as instituições democráticas.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf