Nasa se prepara para trazer rochas marcianas para a Terra

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Divuçgação/Nasa

Quase seis meses após a chegada em Marte, o robô Perseverance, da Nasa, fez a primeira perfuração na superfície do planeta e coletou uma amostra de rocha. A novidade foi compartilhada nesta sexta-feira na conta oficial da missão no Twitter. O próximo passo será processar os dados sobre o material, que devem ser enviados aos cientistas até o final do dia.

 

A coleta feita pelo Perseverance é considerada um marco porque cria a possibilidade de trazer rochas do planeta vermelho para a Terra. O robô é equipado com tubos que selam e armazenam o material. Ele deve repetir o processo ao menos 35 vezes ao longo da missão de dois anos. Simultaneamente, pesquisadores dos Estados Unidos e da Europa desenvolvem a tecnologia necessária para que o material retorne e seja analisado aqui.

“Como a primeira missão de ida e volta a outro planeta, o retorno de amostras pavimentará o caminho para a próxima jornada de descoberta: a exploração humana de Marte. Embora muito possa ser feito no planeta por robôs como o Perseverance, há certas pesquisas que só podem ser realizadas com equipamentos de grande escala em laboratórios aqui na Terra”, explicou Bobby Braun, Diretor de Ciência Planetária da Nasa, em comunicado.

Perseverance pousou em Marte em fevereiro após sete meses de viagem, exatamente como previsto. A missão que custou US$ 2,7 bilhões é considerada a mais complexa viagem já lançada pela agência americana. O objetivo principal é a busca por evidências de que organismos microbianos podem ter florescido em Marte há cerca de 3 bilhões de anos, quando o planeta era mais quente, úmido e presumivelmente mais hospitaleiro à vida.

“Estive me preparando para este dia por quase oito anos, mas parece que foi ontem que estávamos descobrindo a arquitetura de design que faríamos. Na realidade, foi um caminho longo, intenso, desafiador e estimulante que resultou no hardware robótico sofisticado que é o Perseverance”, ressaltou Louise Jandura, engenheira-chefe de Amostragem da agência espacial americana.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf