Pacheco e Fux se reúnem para discutir protestos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pedro Gontijo/Senado Federal

O presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), se encontra na manhã desta terça-feira (31) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux. A expectativa é de que eles discutam uma saída à frustrada proposta de emenda à constituição (PEC) que previa alterações nas regras de pagamento de precatórios como forma de criar um colchão financeiro para aumentar o valor do Bolsa Família. Fux também preside a Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que editou uma minuta reduzindo de R$ 89 bilhões para R$ 39,9 bilhões gastos com esta dívida 2022. No bojo da conversa está uma nova tentativa de diálogo entre os poderes

A conversa com Fux foi anunciada pelo presidente do Senado na última segunda (30), após reunião com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

A reunião de Pacheco com Fux ocorre uma semana antes do 7 de setembro, quando são aguardadas manifestação de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em várias capitais brasileiras. Nas convocações para os atos, se verificou indícios de pautas antidemocráticas, com críticas diretas ao Congresso Nacional e pedidos de destituição de ministros da suprema corte, como Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. Alguns apoiadores chegaram a defender, inclusive, o fechamento da corte.

Apesar da crise institucional entre os poderes, Senado e STF buscam manter uma rotina de diálogos institucionais. Partiu de Fux a ideia da reunião com o presidente da República e os chefes da Câmara e do Senado para conversar sobre os limites institucionais em julho. O encontro, no entanto, foi cancelado após intensos ataques públicos de Bolsonaro à corte e à figura do ministro Luís Roberto Barroso, que também preside ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A reunião entre Pacheco e Fux está prevista para ocorrer na sede do CNJ.

Congresso em Foco  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf