Pacheco responde a críticas de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse nesta quinta-feira ter decidido com “consciência jurídica e política” pelo arquivamento do pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Segundo Pacheco, não havia elementos jurídicos que embasassem a abertura do pedido de impeachment, como tipicidade e justa causa. O presidente do Senado disse que, do ponto de vista político, optou pela rejeição e arquivamento porque é preciso evitar as brigas entre as instituições. “Neste momento precisamos buscar convergir, consensos e evitar os arroubos e as brigas entre instituições”, disse, ao participar de evento promovido pela XP.

Ao ser questionado sobre críticas feitas pelo presidente da República pela decisão tomada, Pacheco disse que não fará um “cavalo de batalhas” com Bolsonaro.

“Devemos fazer o confronto e o embate de ideias, não de instituições”, disse. “Devemos fazer confronto das ideias e a partir das divergências é que construímos o consenso, a união nacional.”

Pacheco voltou a defender a aprovação de uma ampla reforma tributária e ponderou que a proposta que altera apenas o Imposto de Renda enfrenta forte resistência do setor produtivo. Segundo Pacheco, se a reforma do Imposto de Renda for aprovada pela Câmara, terá de passar por comissões do Senado, prolongando a tramitação do texto no Congresso.

“Minha posição é que deveríamos fazer reforma ampla para ter unificação tributária. É isso o que a sociedade precisa”, afirmou.

O presidente do Senado disse que há espaço para discussão no Congresso tanto da PEC da reforma tributária como da proposta de reforma do Imposto de Renda. No entanto, ressaltou que seria melhor discutir uma reforma tributária ampla, que garanta a simplificação tributária, a desburocratização e a estabilidade jurídica. Sobre a reforma do IR, Pacheco disse que não é justo nem razoável que não haja algum tipo de compensação se houver tributação sobre dividendos.

Durante o evento, o presidente do Senado disse que é importante que o Judiciário e o Executivo respeitem a proposta de reforma tributária que for aprovada pelo Congresso, para evitar futuras contestações, especialmente no Supremo Tribunal Federal (STF).

Pacheco afirmou que o Senado tem o compromisso de “fazer avançar” as reformas, como a administrativa e a tributária e a proposta de privatização dos Correios. No entanto, evitou falar em um prazo para que isso aconteça. “É muito difícil estabelecer um cronograma.”

O presidente do Senado voltou a defender também a proposta de autonomia do Banco Central e disse que a medida não é inconstitucional.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf