Partido de esquerda revolta até esquerda com apoio ao Taleban

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

“A vitória do Taleban contra o imperialismo é a vitória de todo o povo oprimido.” Assim o Partido da Causa Operária (PCO) comemorou, no Brasil, a tomada do poder pelo grupo fundamentalista no Afeganistão.

“Ao bater em retirada, o imperialismo estadunidense revela a crise em que se encontra. Sem sombra de dúvida, o avanço do Taleban representa uma enorme vitória sobre os piores inimigos dos oprimidos de todo o planeta. Pelo fim das ocupações imperialistas!”, afirma o post da sigla no Twitter.

Muito criticado inclusive pelo campo progressista por esses e outros posicionamentos —como a defesa do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), preso no âmbito da investigação sobre suposta organização criminosa digital voltada a atacar as instituições para abalar a democracia—, o partido de ultraesquerda se defendeu das acusações de que está apoiando um grupo que oprime mulheres, gays e outros cidadãos afegãos.

 

“Direita e extrema direita (são irmãos) vieram aqui defender as mulheres e os gays… do Afeganistão depois de colocarem Bolsonaro no governo no Brasil. E trouxeram uns piolhos esquerdistas. Meu Twitter está infestado de parasitas…”, escreveu o presidente do PCO, Rui Costa Pimenta.

Apesar de criticar o Taleban, o jornalista Breno Altman, fundador do site Opera Mundi, também comemorou a vitória do grupo no Afeganistão por ser uma derrota para os Estados Unidos .

“Toda derrota do imperialismo estadunidense é bem-vinda, pois o enfraquece em termos mundiais. Mesmo quando os vitoriosos são uma fração reacionária como os talebans. Até porque esse grupo somente veio a surgir e ter força com a operação antissoviética dos EUA no Afeganistão”, escreveu.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf