Planalto autoriza “mascara opcional” em eventos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/TV Brasil

A cerimônia de cumprimento a oficiais-generais promovidos estava começando no Salão Nobre do Palácio do Planalto, na tarde desta quinta-feira, quando o mestre de cerimônias da Presidência, Lademir Filippin, avisou: “o uso da máscara nessa cerimônia….é opcional”. O anúncio chamou a atenção pelo silêncio de alguns segundos antes da palavra “opcional”.

Diante do mestre de cerimônias, estavam o presidente Jair Bolsonaro, os ministros Walter Braga Netto (Defesa) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional) e o comandante do Exército, Paulo Sérgio Nogueira, todos sem máscara. Já o vice-presidente Hamilton Mourão e a primeira-dama Michelle Bolsonaro usavam o equipamento.

Ao GLOBO, Filippin disse que falou “exatamente o que era para falar” e que a pausa ocorreu porque ele foi chamado por alguém da equipe de som:

— Eu falei exatamente o que era para falar. Na hora que estava no meio da frase, alguém me chamou. Aí eu parei. Voltei a falar — explica o locutor. — Quem me chamou aquela hora foi o pessoal do som. Aí queria saber o que era. Virei, parei, deu dois segundos. E dois segundos viram uma eternidade.

De acordo com o mestre de cerimônias, essa foi a primeira vez que uma orientação sobre uso de máscara foi feita durante cerimônias no Planalto. Filippin disse que a orientação veio do cerimonial da Presidência.

— Foi a primeira vez que aconteceu. E a ordem veio do cerimonial.

Bolsonaro critica e descumpre a recomendação de utilizar máscaras desde o início da pandemia de Covid-19. A prática é recomendada pela maioria dos especialistas. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, já pediu que o Brasil se torne uma “pátria de máscara”. Queiroga, contudo, também já admitiu que tem dificuldade em convencer Bolsonaro a seguir a recomendação.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf