Preocupação de Bolsonaro é de abolir máscaras

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) voltou a reforçar, na manhã desta terça-feira (24/8), que tem a intenção de sugerir a desobrigação do uso de máscaras de proteção contra a Covid-19. O mandatário da República havia informado anteriormente que discutiria o assunto com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mas o encontro não ocorreu.

“Já vacinamos bem mais da metade da população acima de 18 anos, a população adulta. Estamos na iminência de ouvir o Ministério da Saúde e não mais tornar obrigatório o uso de máscara, sugerir que o uso de máscara passe a ser opcional. Nenhum governador comprou uma dose [da vacina] sequer”, disse o chefe do Executivo em entrevista à Rádio Farol, de Alagoas.

O mandatário disse que se encontraria com Queiroga para tratar do assunto nessa segunda e definir uma data para o início da nova regra. O ministro, no entanto, esteve em agenda no estado de São Paulo durante todo o dia.

“Alguns países do mundo já liberaram geral. Eu pedi um estudo para o nosso Ministério da Saúde, hoje [segunda-feira] vou me reunir com o ministro Queiroga para darmos uma solução pra esse caso. A ideia é a seguinte, pela quantidade de vacinados e pelo número de pessoas que já contraíram o vírus[…] Nós tornamos facultativo e orientamos que o uso da máscara não seja mais obrigatório, essa é a nossa ideia, que talvez tenha uma data, a partir de hoje, para essa recomendação”, assinalou Bolsonaro na ocasião.

A ciência, no entanto, já afirmou que quem se contaminou uma vez pode pegar a doença novamente, e os médicos continuam a recomendar o uso de máscaras contra a Covid.

Em junho, durante solenidade no Palácio do Planalto, o presidente disse que faria um parecer desobrigando o uso de máscara por pessoas que já tiveram Covid-19 e por vacinados. O titular do Planalto, contudo, não havia detalhado na época como se daria essa “liberação”, uma vez que não há norma federal obrigando o uso de máscaras pela população, mas sim decretos estaduais, municipais ou distritais.

Metrópoles  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf