Presidente da OAB ironiza empresários bolsonaristas em jantar

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Começou tenso o jantar que reuniu empresários de São Paulo em torno do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), e seu afilhado político, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz. O encontro ocorreu nesta semana. A presença de bolsonaristas resistentes à figura do advogado que já protagonizou embates com o presidente era o principal foco de apreensão.

Para desfazer o climão, Santa Cruz, que é apoiado por Paes para concorrer ao governo do Rio em 2022, começou sua fala com uma piada.

– Está aqui na frente de vocês um perigoso comunista, segundo notícias falsas. Mas podem ficar tranquilos que não preparei para hoje nenhuma atividade terrorista – brincou.

Empresários relataram à coluna que Santa Cruz quebrou o gelo e até angariou a simpatia de nomes que criticaram sua presença. O encontro reuniu figuras simpáticas a Bolsonaro, como Flávio Rocha (Riachuelo) e Edgard Gomes Corona (SmartFit). A mesa ainda teve a presença de José Olympio (Credit Suisse), Candido Pinheiro (Hapvida), Renato Mimica (BTG Pactual), Luiza Trajano (Magazine Luiza) e Luiz Carlos Trabuco (Bradesco), entre outros.

Santa Cruz quebrou o gelo, mas quem falou por mais tempo foi mesmo o prefeito do Rio, Eduardo Paes. O político buscou fugir da polarização entre Bolsonaro e Lula e disse que vai apoiar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) como candidato em 2022. O presidente do PSD, Gilberto Kassab, tem trabalhado para que o mineiro concorra como a “terceira via” no ano que vem e que isso aconteça pelo seu partido.

Paes falou sobre necessidade de criar consenso entre os brasileiros e citou os governos FHC e Lula como exemplos. Disse que, na gestão tucana, houve consenso em torno da modernização do país e do plano real e que, no primeiro mandato de Lula, ampliou-se o olhar social.

O jantar aconteceu na casa do empresário João Camargo, que tem promovido reuniões entre políticos e empresários. Já participaram dessas agendas o presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT-SP), entre outros.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf