PT denuncia ao MPF analista do Santander que prega golpe

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Vinícius Nunes/Agência F8/Estadão Conteúdo

Três deputados federais do PT acionaram o MPF (Ministério Público Federal) contra um analista do banco Santander que compartilhou com clientes um relatório de análise política contra Luiz Inácio Lula da Silva. O documento menciona a possibilidade de golpe contra o ex-presidente para evitar a volta do PT ao poder.

Em um dos trechos, o relatório diz que “ninguém apoiará um golpe em favor de [Jair] Bolsonaro, mas é possível especular sobre um golpe para evitar o retorno de Lula”. Para os petistas, isso soa como uma ameaça à eleição de 2022, na qual Lula deve se candidatar à Presidência.

“Mais uma vez, de forma totalmente antidemocrática, surge um novo parvo a propagandear a possibilidade de rompimento com a ordem democrática, tentando restabelecer um triste capítulo da realidade vivenciada duramente pela nação brasileira, tudo em nome de calar as vozes da oposição, especialmente do presidente Lula”, afirmam os parlamentares.

Não se pode admitir como possível que um profissional que representa uma das principais instituições bancárias nacional e internacional (…) possa vir a público ameaçar impedir a eleição, pela via democrática, do presidente Lula, aventando a possibilidade de apoiar um golpe de Estado, flagrantemente incompatível com direitos e garantias fundamentais.
Deputados do PT, ao MPF

A representação é assinada por Bohn Gass (PT-RS), Alencar Santana Braga (PT-SP) e Reginaldo Lopes (PT-MG).

Mais cedo, em nota ao UOL, o banco informou que “o conteúdo do informe é de autoria de uma consultoria independente, cuja opinião não reflete a visão do Santander”. A consultoria em questão é a CAC Consultoria Política, uma casa de análises de Brasília fundada em 1997 que desenvolve serviços de análise e estratégia políticas.

O Santander não informou se paga para receber as análises da CAC. O UOL apurou que os analistas do banco recebem diariamente diversos textos e outros materiais analíticos e de informações que ajudam seus profissionais a tomarem decisões.

No caso do relatório que menciona um golpe contra Lula, o texto chegou ao analista do Santander por e-mail. Daí, o material foi compartilhado por esse funcionário do Santander com alguns clientes por meio do terminal Bloomberg.

A Bloomberg é a maior plataforma de informações e de negociação para o mercado financeiro do mundo, que tem no Brasil cerca de 5 mil assinantes. As principais instituições financeiras e investidores utilizam essa plataforma para fazer negócios e buscar informações.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf