Recriação de Ministério do Trabalho é farsa eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após dois anos e meio sem o Ministério do Trabalho, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu recriar a pasta, deixando ainda mais distante a promessa feita na campanha de reduzir a quantidade de ministérios para 15. A medida, tomada para acomodar o ministro Onyx Lorenzoni, preocupa especialistas ouvidos pelo Metrópoles. Eles demonstram receio de que o ato tenha apenas “efeito simbólico”.

Na opinião do juiz do Trabalho Otavio Torres Calvet, o movimento do governo é mais simbólico do que efetivo. Ele diz que todas as atribuições da pasta foram realizadas com “excelência” pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho e que recriar o Ministério do Trabalho pode ser somente uma ferramenta política usada por Bolsonaro.

“Em termos políticos (em sentido amplo), reconhecer a questão do trabalho em ministério próprio ajuda apenas na narrativa da importância que o governo federal atribui à pasta, o que causa um certo conforto para quem atua na área trabalhista”, disse.

Calvet afirma que será necessário esperar as orientações dadas pela nova direção para ter certeza da efetividade da recriação da pasta. “Lembrando que a diminuição do desemprego dificilmente se obtém por regramentos ou legislação, sendo necessário o desenvolvimento da economia para geração de novos postos de trabalho”, completou.

Advogado trabalhista e sócio da Advocacia Maciel, Pedro Maciel avalia que o Ministério do Trabalho “nunca deveria ter sido excluído” e que a recriação pode ser positiva, mas apenas se não estiver “disfarçada”. Para ele, há chances de a medida ter sido tomada para encobrir o crescimento do desemprego.

“A recriação será positiva se o Ministério do Trabalho voltar a ser estruturado com toda a força que tinha antes de ser extinto. Mas penso que não será vista com bons olhos se o ministério atuar simplesmente disfarçado de secretaria, apenas caracterizando um ato político para enganar o país, fazendo com que muitos pensem que o governo está agindo para diminuir o desemprego”, falou.

Na contramão dos outros especialistas ouvidos pelo Metrópoles, Ronaldo Tolentino, advogado trabalhista e sócio da Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria, afirma que “simbólica foi a extinção do Ministério do Trabalho” no início da gestão de Bolsonaro. Segundo ele, agora, o governo percebeu a importância da pasta e se viu obrigado a recriá-la.

“O fim da pasta, na prática, só rebaixou o órgão à categoria de secretaria, mas as funções, obrigações e competências foram mantidas. E a questão foi tão simbólica que o governo se viu na necessidade de recriar o ministério novamente. A recriação do órgão demonstra a importância de se ter uma estrutura administrativa com status de ministério para cuidar das questões relativas a relações de trabalho, sindicais e fiscalização”, finalizou Tolentino.

Na última quarta-feira (28/7), o presidente editou uma Medida Provisória que recria o Ministério do Trabalho e Previdência e nomeou Onyx Lorenzoni como titular da pasta. No governo Bolsonaro, a pasta havia sido incorporada ao Ministério da Economia.

De acordo com a Medida Provisória, o Ministério do Trabalho e Previdência ficará responsável pelos seguintes assuntos:

Previdência;
Previdência complementar;
Políticas e diretrizes para geração de emprego e renda e de apoio ao trabalhador;
Políticas e diretrizes para a modernização das relações de trabalho;
Fiscalização do trabalho, inclusive do trabalho portuário, e aplicação das sanções previstas em normas legais ou coletivas;
Política salarial;
Intermediação de mão de obra, formação e desenvolvimento profissional; segurança e saúde no trabalho; regulação profissional;
Registro sindical.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf