Reforma eleitoral na Câmara impõe regras à Justiça Eleitoral

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Sem muito alarde, deputados aprovaram na reforma eleitoral restrições para atuação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Supremo Tribunal Federal (STF) no pleito de 2022. Se a emenda constitucional for confirmada em segundo turno, o Judiciário não poderá alterar o processo eleitoral, exceto se a modificação proposta ocorrer um ano antes do pleito.

A Câmara dos Deputados aplicou para a Justiça Eleitoral o mesmo princípio a que o Congresso é submetido: uma lei prevendo mudanças na eleição precisa ser aprovada doze meses antes. É o chamado princípio da anualidade eleitoral. A decisão vale tanto para normativas do TSE como para decisões de ações judiciais.

A relatora da PEC, Renata Abreu (Podemos-SP), afirmou que é uma alteração que tem o apoio unânime no Congresso e argumentou que os parlamentares são resistentes a mudanças na eleição propostas pelo TSE ou STF “em cima da hora”. Abreu afirmou que essas modificações pegam os partidos de surpresa e comprometem suas programações e para uma eleição. Ela citou como exemplo a adoção da cota financeira para candidatos negros na eleição municipal de 2020. O TSE decidiu que essa distribuição do Fundo Eleitoral só valeria a partir de 2022, mas o STF decidiu adotar imediatamente, para aquele ano.

Não é que sejamos contra recursos para candidaturas de negros. Só que nos pegou de surpresa e já estávamos com toda distribuição de recursos também encaminhada. O que aprovamos aqui é que a mesma regra que vale para nós, no Congresso, seja a mesma para o Judiciário – disse Renata Abreu.

Essa decisão foi incluída pela relatora e sequer foi debatido na votação da noite de ontem.

— Acho que todos estavam mais preocupados mesmo em derrotar o distritão e aprovar a coligação — disse a relatora.

Alguns parlamentares abordados hoje pelo GLOBO sequer tinham conhecimento que um parágrafo de um artigo traz essa previsão de restringir ação da Justiça Eleitoral.

Apenas um deputado citou, e comemorou, a medida. Foi Rubens Pereira Junior (PCdoB-MA):

— A Justiça Eleitoral não poderá mudar as regras do jogo em cima da hora. A regra tem que valer para os dois lados, Congresso e Judiciário — disse Rubens Junior.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf