Robô humanoide do Elon Musk

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O bilionário Elon Musk se prepara para entrar em uma nova fronteira tecnológica: a dos humanóides. O empresário anunciou no Tesla AI Day, dia dedicado a discussões e projetos de inteligência artificial da fabricante de carros elétricos, que pretende lançar no ano que vem um protótipo de robô para executar “tarefas perigosas, repetitivas e enfadonhas”.

– Essenciamente, no futuro, o trabalho físico será uma escolha. Ele (o robô) vai começar a lidar com o trabalho perigoso, repetitivo e enfadonho. O que menos as pessoas gostariam de fazer? – disse Musk no evento, realizado na quinta-feira

Segundo ele, a ideia é que humanos deixem de gastar tempo com funções como se dobrar para pegar algo que caiu no chão ou ir à feira ou mercado comprar hortaliças.

Como em todos os eventos de Musk, este também teve direto a show. Um homem vestido com uma roupa colada ao corpo branca e preta entrou no palco imitando um robô para depois começar a dançar ao som de música eletrônica.

Seu rosto estava coberto por uma tela preta, da mesma forma que o novo invento de Musk deve aparentar no futuro. Nesta tela, aparecerão informações úteis, disse Musk, sem detalhar quais.

O humanoide será uma espécie de extensão dos veículos semiautônomos que a empresa vem fabricando. Usará o mesmo chip e terá as mesmas oito câmeras.

– Nossos carros são basicamente robôs semiconscientes sobre rodas – disse o empresário.

O robô terá cerca de 1,70m de altura, vai pesar 54 kg e ser forte o suficientes para carregar 20 kg. A princípio, terá cinco dedos em cada mão, mas Musk deixou claro que isso pode mudar.

Será rápido? Pode-se dizer que sim. Vai se mover a uma velocidadede 8 km/h, equivalente a uma corrida na Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio, em 60 minutos.

Musk enfatizou que a novidade terá “profundo” impacto” na economia e no mercado de trabalho. O empresário é um dos líderes do Vale do Silício que têm alertado que a tecnologia vai eliminar empregos e que uma renda mínima universal será necessária.

As empresas de Musk vêm desenvolvendo novas tecnologias em várias frentes. A Space X acaba de firmar com a NASA um contrato para construir um novo módulo para pouso lunar, o que tem rendido uma batalha judicial com seu rival na corrida espacial, Jeff Bezos.

Na área automotiva, além dos carros elétricos, a Tesla trabalha com veículo semiautônomos.Mas acidentes fatais com esses automóveis preocupam. Há poucos dias, a agência reguladora americana para segurança no trânsito abriu investigação sobre os acidentes.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf