Secretário-geral da Presidência vai depor à CPI das fake news

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Luiz Eduardo Ramos, presta depoimento à Polícia Federal nesta segunda-feira (30) no inquérito das fake news, que apura os ataques sem provas do presidente Jair Bolsonaro ao sistema eleitoral.

A investigação foi aberta no início de agosto pelo Supremo Tribunal Federal (STF), após uma série de investidas de Bolsonaro contra a urna eletrônica e ameaças às eleições em 2022.

O ponto central da apuração é a live feita pelo presidente no dia 29 de julho. Nesse dia, após três anos falando em fraudes, o presidente disse que iria apresentar provas. Mas, na realidade, repetiu as mesmas acusações infundadas e admitiu que não tinha provas.

Já prestaram depoimento nesse inquérito o ministro da Justiça, Anderson Torres, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

A Polícia Federal ainda espera ouvir o coronel da reserva do Exército, Eduardo Gomes da Silva, que era assessor especial de Ramos e ficou ao lado de Bolsonaro durante a transmissão.

A PF deseja saber:

quem foi o organizador da live
os envolvidos no processo de produção e transmissão da live
as fontes dos dados divulgados na live
eventuais colaboradores que tenham auxiliado na produção dos vídeos e textos
quais pessoas estiveram presentes em algum momento da transmissão
Ramos, Torres, Ramagem e Gomes são considerados testemunhas pela Polícia Federal.

Os depoimentos das autoridades devem ser compartilhados com o inquérito administrativo do Tribunal Superior Eleitoral que também apura os ataques de Bolsonaro às urnas.

A investigação busca provas sobre um movimento organizado com o objetivo de desestabilizar a democracia.

Os investigadores avaliam que a live foi disseminada nas redes, seguindo o mesmo padrão da atuação da chamada milícia digital e de diversas manifestações do presidente nos últimos meses – sobre o sistema eleitoral brasileiro e também sobre o combate à pandemia.

Relator do inquérito no STF, o ministro Alexandre de Moraes afirmou, ao autorizar a inclusão de Bolsonaro como investigado, que todas as declarações tiveram como objetivo o ataque às instituições democráticas.

“O pronunciamento do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, se revelou como mais uma das ocasiões em que o mandatário se posicionou de forma, em tese, criminosa e atentatória às instituições, em especial o Supremo Tribunal Federal, imputando aos seus ministros a intenção de fraudar as eleições para favorecer eventual candidato, e o Tribunal Superior Eleitoral, no contexto da realização das eleições previstas para o ano de 2022, sustentando, sem quaisquer indícios, que o voto eletrônico é fraudado e não auditável”, escreveu o ministro.

G1

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf