Só republiquetas usam distritão proposto no Congresso

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Ressuscitaram o fetiche do Ex Deputado Federal Eduardo Cunha, patrono do modelo distritão. O centrão não tem medido esforços no sentido de arruinar a democracia. A comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou na noite desta segunda-feira (9), por 22 votos a 11 o pior sistema eleitoral do mundo, doravante denominado distritão.

A Proposta de Emenda Constitucional – PEC 125/11 que transforma as eleições para o legislativo em 2022 (Deputado Estadual e Federal) em “majoritária” já foi votada e rejeitada duas vezes pelo pleno da Câmara dos Deputados, em 2015 e 2017, isto porque, trata-se do pior sistema possível, cujo modelo é adotado por países como Afeganistão.

Não por outra razão, o distritão empobrece os partidos e apequena a democracia, diminuindo a representatividade entre os candidatos que não são celebridades. Isso se deve ao fato dos votos para os candidatos não eleitos não entrarem no cálculo proporcional, sendo consequentemente desperdiçados. É dizer que os votos não computados são de menor valor. Logo, as benesses desse modelo arcaico ficam a cargo de candidatos celebridades, radicas ideológicos e evangélicos fanáticos, visto que são detentores de forte apelo popular.

Pela lógica do distritão, são eleitos os candidatos que lograram êxito com a maior quantidade de votos de forma individual, não sendo considerado os votos na sigla. Depreende-se da proposta, que para o partido político disputar vagas de deputados, terá como critério alcançar 30% do quociente eleitoral. Nesse sentido, não precisa muito esforço para compreender que trata-se de uma barreira meramente irrisória, na verdade, é uma mera forma de querer tapar o sol com a paneira.

Não obstante, a relatora Deputada Renata Abreu (Podemos-SP), costurou a proposta aduzindo que o modelo distritão seria uma transição para o distrital misto, segundo consta no parecer, este modelo seria adotado para todas as esferas do legislativo, com ressalvas para as câmaras municipais com mais de 100 mil eleitores. Por sua vez, o texto menciona que nos distritos com menos de 100 mil habitantes o distritão será o modelo permanente.

Democraticamente, o distrital misto é o sistema que mais se conectada com a realidade, tendo a combinação do voto proporcional com a do voto majoritário. Posto isso, o eleitorado tem dois votos, sendo um para os candidatos no distrito e outro para as legendas (partidos). Dessa forma, os votos em legenda são computados em todo o Estado ou município, observando o quociente eleitoral (total de cadeiras divididas pelo total de votos válidos).

Consequentemente, os votos majoritários são destinados aos candidatos do distrito, escolhido pelos partidos, se sagrando vencedor o mais votado. Assim, neste modelo, metade das cadeiras será preenchida pelos mais votados no distrito e a outra metade será pautada pelo sistema proporcional de lista aberta.

Nenhuma democracia consolidada utiliza o modelo distritão, estamos trocando um modelo mais inteligível por um modelo que arruína o sistema eleitoral e privilegia os caciques políticos.

Dizer que o problema da falta de confiança nas instituições políticas e nos políticos tem relação direta com o sistema eleitoral vigente no país é de um mau-caratismo desmedido. Vender essa narrativa a troco do distritão é jogo sujo. O eleitor sabe fazer conta!

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf