SP libera comércio totalmente com pandemia prestes a recrudescer

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cesar Conventi/Fotoarena/Folhapress

A partir desta terça-feira (17), o comércio no estado de São Paulo não terá mais restrições de horários de funcionamento e nem no limite de ocupação dos locais. Chamada de “Retomada Segura”, a data coincide com o dia que o governo pretende ter todos os adultos já vacinados pelo menos com a primeira dose da vacina contra o coronavírus.

O governador de SP, João Doria (PSDB), disse que os protocolos de proteção estão mantidos, como uso de máscara, álcool em gel e medidas de distanciamento nos locais.

Além disso, há discussões sobre a realização de grandes festas, como Réveillon, Carnaval e, mais recentemente, a Prefeitura do Rio já quer antecipar o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos —algo considerado ainda muito precoce aqui no Brasil.

Em relação ao começo do ano, quando o país teve uma alta nos casos e nas mortes por covid-19, o cenário de agora é melhor: a vacinação está avançando —não no ritmo desejado—, os números de infectados e mortos estão diminuindo, assim como as taxas de ocupação das UTIs (Unidades de Terapia Intensiva).

Mas tudo isso, somado à flexibilização do comércio, não quer dizer que a pandemia esteja controlada em qualquer local do Brasil, segundo especialistas consultados por VivaBem.

Mesmo que em São Paulo os índices de vacina estejam cada vez mais altos —mais de 60% no estado já tomaram pelo menos a primeira dose e mais de 26% estão com o esquema completo—, esse dado não significa que as pessoas estão 100% imunes ao vírus. Vacina não faz mágica.

Segundo Evaldo Araújo, médico infectologista do Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo) e professor da Universidade São Judas (SP), estar vacinado implica a diminuição dos riscos de ter uma forma grave da doença e, consequentemente, morrer. “Cobertura vacinal é desejável e impacta muito positivamente na redução de internações e óbitos, mas ela não implica no fim da pandemia”, diz.

Para Tiago Rodrigues, infectologista e professor da Unic (Universidade de Cuiabá), em Mato Grosso, a questão é complicada, pois é algo inédito e ainda desconhecido pela sociedade. “Qualquer decisão, em favor da economia ou da pandemia, teremos os prejudicados e os beneficiados”, explica.

Para ele, optar por decisões que priorizem medidas de lockdown ou restrições de circulação evita que mais pessoas morram ou sejam infectadas pelo coronavírus. Por outro lado, ser “a favor da economia” seria apoiar medidas de flexibilização no comércio.

“A pandemia gera mortos e doentes, é algo irreversível. As decisões a ‘favor’ dela impactam a economia e geram desemprego, além de levar a saúde mental para o buraco, mas as coisas não são permanentes, embora não seja um impacto pequeno”, explica. “Eu, como profissional de saúde, opto sempre pelas medidas que ajudem a controlar a pandemia.”

Quando há flexibilização, há também maior risco da circulação do vírus e, eventualmente, pessoas vacinadas ou não podem desenvolver a doença, inclusive de forma severa, segundo Araújo. “Abrir bares e restaurantes dessa forma, sem distanciamento ou uso de áreas externas, ainda é um risco apesar da vacina.”

Para além de São Paulo, no geral, a flexibilização do comércio esbarra em algumas questões, segundo os entrevistados. O primeiro ponto, citado anteriormente, é a cobertura vacinal nacional: 23% da população total completou o ciclo vacinal.

“Temos que ter cautela. A cobertura vacinal avançou e melhorou muito, temos perspectivas de que irá melhorar neste semestre, mas ainda não atingimos níveis de cobertura que dão segurança em relação à circulação do vírus”, explica Gilberto Martin, médico sanitarista e professor de medicina da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Como ainda há circulação do vírus, isso gera um risco muito maior nas pessoas que ainda não foram imunizadas ou naquelas nas quais a vacina não gera a imunidade esperada. Por isso que os especialistas dizem que era possível “segurar mais um pouco”, embora a população também já esteja cansada.

No Brasil e presente em mais de outros 100 países, a variante delta seria um dos outros motivos para que as medidas de restrições fossem mantidas por mais tempo. A delta preocupa por ser mais transmissível do que as outras cepas do vírus da covid-19 —o bom é que as vacinas são capazes de segurar a força dessa variante, mesmo que parcialmente.

Se é mais transmissível, mais pessoas podem ser infectadas pela doença e, por isso, há de ter mais cuidados para evitar que isso ocorra. “Uma pequena parcela terá doença grave e uma parte pode morrer. A maioria sobrevive e acaba gerando uma mutação, o que é pior para a pandemia, pois retarda a volta da ‘vida normal'”, afirma Rodrigues.

Para o professor da PUC, a tendência é que a delta seja a variante dominante no Brasil. “Mesmo sem um rastreamento de forma intensiva, o indicativo é que ela esteja muito presente no nosso meio. Esse é um ponto que deve, sim, ser avaliado.”

A abertura sem restrições do comércio só pode se sustentar com políticas públicas e monitoramento adequado, de acordo com o grupo Ação Covid-19, formado por cientista s e pesquisadores que estudam a pandemia no Brasil.

Segundo pesquisa do grupo, dependendo da duração da imunidade obtida com as vacinas, um novo pico de infecções pode ocorrer já em abril de 2022 — que não seria tão alto como o ocorrido neste ano.

Os pesquisadores simularam dois cenários para o biênio 2021-2022. No primeiro, a imunidade das pessoas vacinadas dura 12 meses e, no segundo, 18 meses. Cada cenário é simulado para diferentes tipos de ambientes: cidades com alta ou média densidade demográfica e cidades com maior ou menor índice de proteção à covid-19.

No pior cenário simulado, o de um território correspondente à cidade de Olinda (PE) — com alta densidade demográfica, IPC (Índice de Proteção à Covid-19) baixo e apenas um ano de imunidade vacinal — resultaria em 71,51% da população infectada e 0,29% da população morta em 2 anos de pandemia após o início da vacinação.

Os números são duas vezes superiores aos do melhor cenário (IPC alto, densidade demográfica menor e imunidade vacinal de 18 meses), territórios correspondentes às cidades de São Paulo (SP) ou Belo Horizonte (MG).

Por isso, o grupo defende que um novo cenário de caos pode ser evitado se o poder público estiver atento, monitorando o início dos surtos e pronto para decretar medidas de proteção não farmacêuticas.

Ambientes precisam se adaptar
Apesar de todos os pontos citados acima, o fato é que o comércio, por hora, vai funcionar sem nenhuma restrição nos próximos dias. De acordo Rita Mattiello, epidemiologista e professora de medicina da PUC-RS, são esses estabelecimentos que precisam se adaptar —assim como foi no começo da pandemia— e trazer também soluções que ajudem a não propagar o vírus.

“Que esses locais sejam bem ventilados, que limitem o número de pessoas para evitar aglomerações e que a organização seja adequada para respeitar o distanciamento social e evitar aglomerações”, diz Mattiello. “Dificilmente teremos aquele cenário com tudo fechado novamente.”

Há essa “responsabilidade dos estabelecimentos”, de pensar formas de reduzir danos, mas há também o cuidado individual de cada um. O que você, como frequentador do local, pode fazer para reduzir os riscos de infecção?

Veja como você pode reduzir danos
Uma opção de lazer são os parques e praças, onde o risco de contrair o vírus é menor pela circulação de ar e por ser uma grande área disponível. Mas caso você opte frequentar bares, restaurantes, entre outros locais, veja como evitar riscos com medidas simples:

Restaurantes e bares

Escolha lugares que não estejam cheios;

Opte por bares e restaurantes que tenham um ambiente aberto, ao ar livre;

Em locais fechados, prefira mesas que fiquem perto de janelas;

Evite ficar próximo de mesas cheias, escolha um lugar mais distante;

Só retire a máscara (de preferência PFF2) quando for consumir alguma comida ou bebida;

Se for sair com amigos, não faça aglomeração, opte por grupos de no máximo 4 pessoas;

Se o grupo for grande, o lugar também precisa ser maior e melhor ventilado;

Evite falar muito alto;

Por mais que seja difícil, tente não beijar ou abraçar quem estiver com você;

Higienize as mãos após tocar em algo e evite encostá-las na boca, nariz e olhos;

É preferível manter o distanciamento de 1,5 metro quando estiver conversando com alguém.

Cinema
Se for acompanhado, evite ir em grupo, vá com mais 2 ou 3 pessoas, no máximo;

Não tire a máscara neste ambiente, pois ele não possui boa circulação do ar;

Evite comer e beber;

Respeite o distanciamento entre as cadeiras;

Higienize as mãos após tocar em algo e evite encostá-las na boca, nariz e olhos.

Evite ir em horários que o local esteja cheio;

Vá de máscara, de preferência PFF2;

Higienize as mãos após encostar em portas, corrimão e evite encostá-las na boca, nariz e olhos;

Alimente-se em casa; evite ao máximo ficar sem a máscara para comer ou beber;

Mantenha distanciamento quando falar com outras pessoas.

Uol

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf