STF quer que juízas do Afeganistão sejam recebidas no Brasil

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rahmat Gul/AP

O ministro Luiz Fux, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), enviou ofício ao Ministério das Relações Exteriores no qual colocou o Poder Judiciário à disposição para receber juízas do Afeganistão. Há relatos de perseguição no país, agora controlado pelo Talibã.

Segundo o ofício, foi instituído no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no dia 23 de agosto, o programa Visão Global do Poder Judiciário, cujo objetivo é permitir que magistrados estrangeiros exerçam serviço voluntário no Brasil.

A intenção do programa é “promover a cooperação internacional e o estímulo à troca de informações entre juízes”.

“Registro que o Conselho Nacional de Justiça se coloca à disposição para auxiliar na recepção de magistradas afegãs que porventura sejam contempladas com o asilo político, por meio de sua inserção no programa”, diz Fux no ofício.

Também nesta terça, a seção do Brasil da Associação Internacional de Juízas informou que busca ajuda para cerca de 270 magistradas perseguidas no Afeganistão com vistos humanitários.

O plano é pedir ajuda ao Ministério da Defesa para que aviões militares ajudem no resgate das afegãs que consigam os vistos brasileiros.

De acordo com Fux, o Observatório dos Direitos Humanos do Poder Judiciário manifestou preocupação com a segurança de juízas afegãs após a ascensão do Talibã.

Fux ressaltou ainda que há notícias de que as magistradas teriam recebido “toda sorte de ameaças, inclusive de morte”, em razão de decisões proferidas.

“Nesse sentido, a inscrição de magistradas afegãs no aludido programa poderá contribuir para a concretização de valores fundamentais insertos na Constituição da República, como a prevalência dos direitos humanos, a defesa da paz e a cooperação dos povos para o progresso da humanidade”, diz o documento.

Os Estados Unidos terminaram a retirada de suas tropas do Afeganistão na segunda-feira.

O presidente Joe Biden não quis estender a retirada das tropas para além do prazo estabelecido, de 31 de agosto, e afirmou que a comunidade internacional espera que o Talibã cumpra com o compromisso de permitir a saída daqueles que queiram deixar o país.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf