STF responderá ameaças de Bolsonaro com ações judiciais

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: IstoÉ

A ordem dentro do Supremo Tribunal Federal (STF) é não bater boca com o presidente Jair Bolsonaro sobre os pedidos de impeachment que ele prometeu apresentar nesta semana ao Senado Federal contra os ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes.

A orientação é continuar respondendo por meio dos processos legais e confiar que os senadores não irão acatar um pedido de Bolsonaro contra Moraes e Barroso.

Dentro do STF, por sinal, a avaliação é que até juridicamente não há nenhuma possibilidade de que o pedido, se for apresentado, prospere.

Isso porque, no caso de Moraes, ele seria avaliado por decisões judiciais, casos em que não há crime de responsabilidade. No caso de Barroso, Bolsonaro reclama de conversas do ministro com parlamentares. Mas Barroso foi convidado pelos parlamentares, inclusive bolsonaristas, para participar de evento no Congresso, não tendo feito nenhuma atuação político-partidária, como acusa o presidente da República.

Bolsonaro afirma que vai pedir ao Senado a abertura de processos contra Barroso e Moraes; juristas e políticos criticam

Aliados de Bolsonaro tentam demovê-lo de sua ideia, para não criar um clima de tensão entre poderes que envolva inclusive o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Afinal, o senador não teria como não receber esse tipo de pedido, caso o próprio Bolsonaro decida levá-lo ao Senado, como chegou a sugerir a aliados. Mas Pacheco já deixou claro a interlocutores que não dará tramitação para a solicitação presidencial.

Pacheco, segundo aliados, não enxerga embasamento jurídico para o pedido prometido pelo presidente. Segundo seus interlocutores, o anúncio de Bolsonaro faz mais parte da guerra política dele com o Judiciário, e Pacheco não tem interesse em colocar mais lenha nessa fogueira.

Além disso, senadores lembram que Bolsonaro estaria fazendo o mesmo que critica no caso de pedidos de impeachment contra ele que foram impetrados na Câmara. Segundo esses parlamentares, o presidente não pode criticar seus adversários e fazer o mesmo contra ministros do STF que ele classifica de inimigos.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf