Toffoli fala a Bolsonaro sobre “respeito às regras do jogo”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Em recado ao presidente Jair Bolsonaro, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli fez uma analogia com os Jogos Olímpicos de Tóquio nesta terça-feira, durante abertura dos trabalhos do segundo semestre do Judiciário, para dizer é ser essencial “o genuíno respeito às regras do jogo, ao papel dos árbitros e à aceitação dos resultados”.

Toffoli disse aos colegas da Primeira Turma do STF – entre eles o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso – que as semelhanças entre o evento esportivo e o jogo democrático não são “mera coincidência”.

“A cada quatro anos, o espírito olímpico nos mostra que a humanidade é capaz de competir em paz. Para nós, que atuamos como árbitros do jogo democrático em tempos turbulentos, tanto nesta Corte quanto no TSE, os exemplos edificantes de respeito e humildade dos brasileiros que nos representam em Tóquio são um alento”, disse Toffoli.

Segundo ele, os atletas dão a lição de que “o respeito às regras do jogo e à autoridade dos que zelam pelas regras é a base de qualquer convivência sadia e pacífica” e uma fórmula “que funciona não só no esporte, mas na convivência entre as diferenças” na democracia – algo que “o Brasil soube construir e saberá manter”.

O discurso é uma resposta às constantes declarações de Bolsonaro – baseadas em boatos – para descredibilizar o sistema de votação brasileiro. Na segunda-feira, o TSE abriu investigação contra Bolsonaro e, em outra frente, pediu que o presidente seja incluído no inquérito das “fake news”, que tramita no STF.

Toffoli também comparou a tecnologia usada pelos juízes nas Olimpíadas com a adotada pela Justiça Eleitoral nas urnas eletrônicas – outro recado a Bolsonaro, que tem defendido a o voto impresso. “Os árbitros têm sido cada vez mais apoiados pelos recursos da tecnologia. Quanto mais tecnologia, mais justiça na aferição dos resultados.”

Valor Econômico  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf