Única pessoa que morreu de variante delta no Rio recusou a vacina

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Madaree Tohlala / AFP

De acordo com a prefeitura do Rio, a única morte por Covid-19 no município até agora causada pela variante Delta foi de uma mulher que recusou a tomar a vacina. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, pelo subsecretário de Vigilância em Saúde, Márcio Garcia, durante divulgação do 31° boletim epidemiológico da cidade.

— A maioria absoluta de casos da Delta é de síndrome gripal. Registramos um óbito. Foi de uma idosa que não se vacinou. Inclusive, segundo nossa investigação, ela não tinha se vacinado por opção, porque tinha medo das reações adversas e acabou não se vacinando — disse o subsecretário.

A idosa de 87 anos era um dos 67 residentes da cidade do Rio de Janeiro que tiveram diagnóstico confirmado para a cepa recém-chegada. Todos os outros 66 contaminados já tiveram alta.

Em um mês, a Delta passou a corresponder a cerca de 50% das amostras sequenciadas no município, informou a secretaria. Em sua maioria, os pacientes infectados com a nova linhagem tiveram síndrome gripal (95,5%). Apenas três tiveram síndrome respiratória aguda grave. Além disso, 56,7% são mulheres e 65,6% são pessoas entre 20 e 59 anos.

Para dar uma dimensão da importância da vacinação, 95% dos internados atualmente com sintomas do novo coronavírus na cidade não tomaram sequer a primeira dose de um imunizante, conforme a prefeitura. Segundo o prefeito Eduardo Paes, que reiterou a relevância dos números levantados pela secretaria e insistiu para que os cariocas procurem se vacinar na data elegível, só 5% das internações são de pessoas que se vacinaram.

Os dados corroboram os estudos internacionais que apontam para a eficácia dos imunizantes disponíveis no combate à variante Delta — que, segundo a Subsecretaria de Vigilância em Saúde, já corresponde a metade dos casos de novas linhagens identificados na cidade.

Em um período de apenas dez dias, o programa de vigilância genômica da Covid-19, da Secretaria estadual de Saúde (SES), detectou um aumento de mais de 50% no percentual de pacientes com a variante Delta, apontada por especialistas como mais contagiosa, em relação ao total de casos da doença no Rio.

No último boletim, divulgado no dia 23 de julho, a Delta respondia por 16,62% dos registros, contra 78,36% da variante Gama. Na análise liberada nesta terça-feira pela pasta, os números passaram para 26,09% e 66,58%, respectivamente.

Um estudo do Imperial College de Londres mostra que pessoas vacinadas com duas doses dos imunizantes da Pfizer/BioNTech e Oxford/AstraZeneca têm redução de cerca de 50 a 60% no risco de infecção pela variante Delta do coronavírus, incluindo casos assintomáticos. Os autores da pesquisa, batizada de REACT-1 e divulgada nesta quarta-feira, infromaram que quem relatou receber duas doses de vacina tinham pelo menos metade da probabilidade de testar positivo para Covid-19. Foram analisados dados de mais de 98 mil voluntários na Inglaterra.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf