URGENTE – Esquerda desafia proibição de Doria de ato dia 7

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Tamara Nassif/VEJA

O governador João Doria (PSDB) afirmou nesta quinta-feira, 26, que irá vetar a realização da manifestação convocada por grupos de esquerda para o dia 7 de setembro no Vale do Anhangabaú no mesmo horário (a partir de 14h) de um protesto convocado por bolsonaristas para a Avenida Paulista, a 3,1 km de distância.

Apesar disso, os movimentos de oposição ao presidente Jair Bolsonaro disseram que irão manter o ato como está programado. “Com o direito de se manifestar não existe acordo. Esperamos que o governador Doria não tente impedir a manifestação no Anhangabaú”, disse Raimundo Bonfim, coordenador da Central de Movimentos Populares (CMP).

Bonfim também afirmou que está descartada a realização de uma manifestação na Avenida Paulista no dia 12 de setembro, quando MBL e Vem Pra Rua realizarão ato com a mesma pauta: “Fora Bolsonaro”. “A gente marcha separado, mas bate (no Bolsonaro) juntos”, completou o líder da CMP. A Paulista era o primeiro local onde os movimentos de esquerda queriam realizar seu protesto, mas no dia 7 de setembro, o que foi vetado pelo governo, que reservou o espaço aos bolsonaristas. A sugestão de alteração para o dia 12, um domingo, havia sido dada pelo secretário da Segurança Pública em exercício, coronel Alvaro Batista Camilo.

Mais cedo, nesta quinta, Doria disse que a SSP já havia decidido vetar o protesto da oposição no dia 7 de setembro, proibindo inclusive qualquer mobilização de partidos, movimentos sociais e centrais sindicais no Anhangabaú. O motivo, segundo o tucano, seriam razões de segurança para evitar um possível conflito com os bolsonaristas que estarão na Paulista.

Procurada por VEJA para saber se haveria uma reunião de negociação com os movimentos de esquerda, que decidiram manter o ato no Anhangabaú, a SSP e o governo do estado ainda não responderam.

Os bolsonaristas vêm organizando manifestações para o dia 7 de setembro para apoiar Bolsonaro, defender o voto impresso e protestar contra o Supremo Tribunal Federal – particularmente o ministro Alexandre de Moraes, que tem investigado os radicais do bolsonarismo – e o Congresso Nacional.

Já a oposição, além de pedir o impeachment do presidente, vai participar do Grito dos Excluídos, manifestação organizada em todo o país por uma ala da Igreja Católica, mas que tradicionalmente é encampada pelos movimentos sociais e organizações de esquerda, como o MTST (sem-teto) e MST (sem-terra). Os atos acontecem no dia 7 de setembro há 26 anos. Em São Paulo, a manifestação sempre ocorreu na Avenida Paulista.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf