Variante delta avança no DF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gustavo Alcântara / Metrópoles

A Secretaria de Saúde informou, nesta quinta-feira (19/8), que subiu de 87 para 125 o número de pacientes infectados pela nova variante Delta no Distrito Federal. A informação foi dada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, durante coletiva de imprensa, realizada no Palácio do Buriti.

O gestor divulgou dados do mais recente boletim de sequenciamento genético elaborado pelo Laboratório Central (Lacen-DF), que apontou também oito óbitos confirmados nos casos analisados. Desses, quatro foram confirmados pela mutação originada na Índia, e as outras mortes por causas diversas, como comorbidades, por exemplo.

Okumoto explicou que os especialistas estudaram 126 amostras. Dessas, 88 pacientes apresentaram infecção pela variante Gama (Manaus), o que representa 69,9% do total. Os outros quase 30% representam o diagnóstico pela cepa Delta, indicadas por 28 amostras.

“Utilizamos duas plataformas diferentes e fomos analisando todos os dados. No último boletim, o percentual da Delta era de 28%. A gente vai pesquisando análises das amostras e observamos que, de 2 a 6 de agosto, todas elas foram buscadas na soroteca e todas, até então, eram Gama”, detalhou.

O secretário também afirmou que pelo menos três regiões estão em alerta sobre o aumento de infecções pela variante Delta, considerada mais transmissível do que as demais: Central, Leste, Oeste e Norte. Apenas as regiões Sul e Centro Sul estão com números estáveis. Até agora, sete pessoas estão internadas em unidades hospitalares pela nova cepa.

“Desses 125 casos confirmados para Delta, são 75 mulheres e 50 homens. Nós temos 30 casos com idades de 20 a 29 anos, 26 pacientes com 40 a 49 anos, e 26 entre pessoas com 50 a 59 anos, sendo essas as faixas etárias com maiores índices de infecções”, destacou.

Osnei Okumoto informou que, do total de casos, 31 pacientes com a Delta haviam completado o esquema de vacinação, 25 deles tomaram apenas uma dose e 59 pessoas não haviam sido vacinadas com nenhuma dose. Os demais casos estão em investigação ou são de pessoas com idade abaixo da permitida pelo Ministério da Saúde.

Metrópoles 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf