Volta às aulas aumenta morte de professores por covid

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A cidade de SP registrou neste ano uma alta de 130% nas mortes por Covid-19 entre profissionais da educação de 18 a 60 anos, em relação a 2020. O dado é de estudo do Instituto Pólis.

A faixa etária soma 297 óbitos até o momento, o que corresponde a 39% de todas as mortes da categoria. Os números foram obtidos pelo Pólis por meio da Lei de Acesso à Informação junto à Secretaria Municipal de Saúde e ao Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe.

Ao todo, foram registradas 756 mortes de profissionais de educação na capital paulista desde o início da epidemia —sendo que 429, isto é, 57% delas ocorreram nos primeiros seis meses deste ano.

As mortes entre profissionais da educação idosos, por sua vez, está em queda. Se no ano passado elas representavam 74% das vítimas da Covid-19 entre o grupo, neste ano o índice caiu para 53,6%.

Outro ponto alarmante são as mortes por Covid-19 entre crianças e adolescentes. De março de 2020 a março de 2021, a cidade registrou 34 óbitos a cada 1 milhão de habitantes entre 0 e 18 anos.

Para efeito de comparação, a Inglaterra teve apenas duas mortes a cada um milhão de crianças e adolescentes no mesmo período, embora tenha uma população quatro vezes maior nessa faixa etária.

A partir desta segunda (2), a cidade de São Paulo iniciará a ampliação das aulas presenciais em sua rede. A iniciativa é vista com preocupação pelos pesquisadores do Pólis. “A flexibilização dos protocolos de segurança sanitária está em ritmo muito acelerado e desproporcional ao andamento da vacinação”, afirma a coordenadora do instituto, Danielle Klintowitz.

“A volta às aulas presenciais é de extrema importância, principalmente para os alunos que estão perdendo em sociabilidade e na qualidade de ensino. Mas, nas condições pandêmicas atuais e com protocolos pouco eficientes, essa volta pode incentivar uma sensação falsa de normalidade”, segue.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf