Advogado de Lula diz que Lava Jato é mau-exemplo da Justiça

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder360 – 31.ago.2021

O advogado Cristiano Zanin, responsável pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse, em entrevista ao Poder360, que as conversas entre procuradores da Lava Jato de Curitiba e o ex-juiz Sergio Moro mostram como “a Justiça não deve ser utilizada”.

A defesa do petista teve acesso ao material hackeado no começo do ano, por determinação do ministro Ricardo Lewandowski, do STF (Supremo Tribunal Federal). Parte das conversas foi divulgada em 2019 na série de reportagens “Vaza Jato”, do The Intercept Brasil.

“O que eu vi foi estarrecedor. Desde 2016 nós vínhamos afirmando a existência de um consórcio, de um conluio entre os procuradores e o então juiz Sergio Moro. Apontamos a prática de diversos atos ilegais. Mas o conteúdo daqueles diálogos, que eu reputo como atos processuais clandestinos, é bastante chocante. Nós vimos ali como a Justiça não deve ser utilizada, como os agentes do Sistema de Justiça não podem usar o poder do Estado para atingir objetivos políticos, pessoais, dentre outras coisas”, disse.

De acordo com o advogado, parte da imprensa comprou as teses da Lava Jato, dando especial atenção às acusações. O mesmo tratamento, afirma, não foi conferido aos advogados dos réus na operação.

“A imprensa passou a tratar as versões acusatórias da Lava Jato como se verdadeiras fossem. Partia-se de uma verdade absoluta. Aquilo que os procuradores escreviam nas suas peças era tratado pela imprensa como a mais absoluta verdade, embora nós estivéssemos, pelo menos em tese, diante de um julgamento em que o procurador tem sua versão, a defesa tem sua versão, e cabe a um juiz imparcial decidir quem tinha razão. Mas muitas vezes uma parte da imprensa, já na saída, no início da ação ou da investigação, comprava a hipótese acusatória da Lava Jato”, afirmou.

Ao contrário de Lula, porém, Zanin diz que o país não precisa regular a imprensa. “Nós estamos falando muito mais de uma questão de educação e de conscientização da mídia do que da edição de um ato normativo. A mídia tem que ter a responsabilidade de tratar a posição do Ministério Público como uma hipótese e dar o mesmo tratamento ao advogado”, disse.

Pesquisa PoderData mostra que Lula é favorito para vencer as eleições de 2022. O petista também aparecia em 1º lugar na disputa de 2018, mas teve seus direitos políticos cassados em janeiro daquele ano depois de o TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) manter a condenação do ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá.

Lula voltou a ficar elegível em março deste ano, quando o ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), anulou todas as condenações da Lava Jato paranaense. Na ocasião, o magistrado decidiu que a 13ª Vara Federal de Curitiba, liderada por Moro no auge da operação, não tem competência para processar e julgar o ex-presidente.

Com a decisão de Fachin, os processos de Lula tocados em Curitiba foram enviados ao Distrito Federal. Eles vão começar do zero. O Ministério Público Federal terá que decidir se denuncia ou não o petista. Por isso, Zanin não acredita na possibilidade de o ex-presidente ter seus direitos políticos novamente cassados.

“A decisão que o tornou inelegível foi uma decisão proferida em um processo injusto, em um processo que tinha o resultado pré-definido desde o seu início. Então eu não vejo a possibilidade de haver nenhuma decisão condenatória e muito menos uma decisão de 2º grau que pudesse novamente retirar o ex-presidente Lula das eleições ou retirar os seus direitos políticos”, disse o advogado.

Houve uma primeira tentativa de denunciar Lula no caso do sítio de Atibaia. Partiu do procurador da República Frederico de Carvalho Paiva, que usou elementos de prova já derrubados pelo Supremo na decisão que considerou Moro parcial para julgar Lula.

A Justiça do DF negou. Disse que os supostos crimes imputados ao ex-presidente já prescreveram. Os outros 3 processos enviados a Brasília estão parados. O advogado crê que as ações contra Lula terão o mesmo destino das conduzidas fora de Curitiba: o encerramento.

“Ao longo do tempo, aquela onda de investigações e ações penais que levaram à abertura de diversos procedimentos contra o presidente Lula foram sendo encerradas por nós. Conseguimos a absolvição em relação a processos abertos em Brasília, em São Paulo. Conseguimos o arquivamento de ações abertas em outros Estados. Apenas em Curitiba precisamos chegar até o Supremo Tribunal Federal, porque Curitiba, como eu disse, tinha um resultado pré-definido, pré-estabelecido desde o início. E tinha um juiz parcial na condução dos casos”, disse.

As eleições do ano que vem serão realizadas em outubro. Sobre o fato de os casos jurídicos serem usados como estratégias de seus adversários na campanha eleitoral, ele afirmou esperar que o debate se dê em torno dos recentes resultados jurídicos.

“Eu acho que é impossível haver uma deturpação da realidade jurídica ou da realidade dos fatos, mas sabemos que no debate político, às vezes, essas deturpações lamentavelmente acabam acontecendo, até gerando a produção de fake news”, disse.

Poder 360

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf