Ameaças bolsonaristas intimidaram atos de esquerda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Carlos Vieira/CB/D.A Press

O 7 de Setembro não foi apenas o momento da apoteose antidemocrática do presidente Jair Bolsonaro e de seus seguidores. Foi também a data em que se realizou a 27ª edição do Grito dos Excluídos, mas, desta vez, de forma mais discreta, bem diferente dos tempos de visibilidade nos governos do PT. Em Brasília, o ato foi realizado na Torre de TV, a poucos quilômetros da Esplanada dos Ministérios, onde os governistas se concentraram. A organização esperava milhares de pessoas, mas a presença ficou bem longe disso.

Flauzino Antunes, presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Distrito Federal (CTB), culpou os altos preços de alimentos e dos combustíveis pela baixa adesão ao Grito. “Nós viemos ao movimento de forma pacífica, até porque o nosso lema é mais feijão e arroz e menos fuzil. Essa é uma alusão de que nosso desejo não é mais armas, mas, sim, comida, emprego, saúde, vacina contra a covid-19. Esperávamos mais pessoas, contudo, temos consciência de que a situação do povo é complicada. Isso prejudicou muito a vontade dos mais vulneráveis em se integrarem”, lamentou.

Gabriel Sales, 24 anos, estudante de teologia e membro da juventude e revolução do PT, afirmou que o medo das agressões dos bolsonaristas desanimou muitos que pretendiam participar. “Sabemos que bolsonaristas colocaram armas para fora nas carreatas, que conseguiram passar pelo cordão dos policiais com facilidade. Você acha que, se fossem da esquerda, agiriam assim? Eles jogam spray de pimenta na nossa cara por muito menos, descem o cassetete na gente. Mas, ontem (segunda-feira), pela primeira vez vi a polícia paz e amor. Deve ter gente armada e , sim, isso reduziu bastante o número de pessoas aqui”, criticou.

Segundo o distrital Fábio Félix (PSol-DF), o Grito tem um caráter simbólico: “Estamos fazendo hoje uma manifestação para dizer que a rua em Brasília não é só dos autoritários. A gente marca uma posição em defesa da democracia e da ocupação do espaço público. Sabemos que existe hoje 68% de rejeição ao governo da gasolina a R$ 7”, explicou.

Ainda assim, os presentes foram para defender seus ideais. “Viemos para mostrar a nossa indignação com esse governo. Estamos para a luta e a briga, mas de forma politizada. O movimento de hoje (ontem) é o início de novos atos que estão sendo preparados”, disse o professor aposentado Isley Marth.

Para Thiago Ávila, organizador do movimento Bem Viver, o Grito é para quem “sonha com um país totalmente diferente desse que a gente vê hoje. É tudo o oposto do projeto dessa pessoa que ocupa a cadeira da Presidência, o oposto das pessoas que estão reivindicando ditadura militar”.

Já Madalena Rodrigues, do grupo Geração 68, a presença no Grito é uma forma de deixar claro que o período do autoritarismo no Brasil passou. “Somos a geração que viu, que sofreu, que vivenciou os horrores e a repressão da ditadura militar de 1964. O país está com a saúde, a educação e o meio ambiente se deteriorando diariamente e, por meios legais, é preciso afastar esse presidente para que o país possa respirar”, observou.

Correio Braziliense

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf