Atos de ontem desmoralizaram Bolsonaro nas redes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Miguel SCHINCARIOL / AFP

As manifestações a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ocorridas no feriado de 7 de setembro, foram suficientes para que o governante demonstrasse força popular nas ruas. No entanto, segundo aponta um relatório da Modalmais e AP Exata, não foram capazes de alterar a imagem negativa de Bolsonaro nas redes, que hoje é majoritária, e hashtags da oposição se sobressaíram às favoráveis ao governo. A análise mostra que a base bolsonarista está fechada nela mesmo, e, com a defesa de pauta antidemocráticas, os atos tornaram a possibilidade de um impeachment mais palatável após a reação de partidos de centro, como PSDB, PSD e MDB.

Na terça-feira, apoiadores do presidente lotaram a Avenida Paulista, em São Paulo, reivindicando, entre outras pautas, o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF). Também houve atos pró-governo em Brasília e no Rio de Janeiro, além de diversas cidades do país. De acordo com o relatório, a mobilização foi capaz de consolidar a liderança de Bolsonaro junto aos que o admiram, “a ponto de se sentir confortável em dizer que não aceitará decisões relativas a um dos poderes da República”. Aos manifestantes que se aglomeraram na capital paulista, o presidente afirmou que não aceitará mais determinações do ministro do STF Alexandre de Moraes.

No entanto, o relatório da Modalmais e AP Exata aponta que, nas redes, a desaprovação de Bolsonaro se manteve alta, mesmo com a mobilização nas ruas. As menções negativas ao presidente somavam 63%. Um dos motivos para isso, segundo a análise, é que a base bolsonarista está fechada numa bolha, como já apontavam relatórios passados, e que “se retroalimenta de informações elaboradas por canais e influenciadores identificados com as causas do bolsonarismo”.

O relatório mostra também que os sentimentos que mais aparecem em publicações que mencionam Bolsonaro são medo e tristeza, sendo seguidos de confiança. A imagem negativa do presidente também se reflete nas hashtags relacionadas às manifestações: 53,78% delas eram contrárias ao governo, enquanto as favoráveis somaram 18,94%.

No ranking das tags mais usadas, as três primeiras são contra Bolsonaro: #ForaBolsonaro, #7SForaBolsonaro e #ForaBolsonaroGenocida. Já do lado favorável ao presidente, a hashtag mais usada — e que aparece no quarto lugar do rol — foi #7deSetPelaLiberdade.

Ranking de hashtags relacionadas aos atos de 7 de setembro

Segundo o relatório da Modalmais e AP Exata, a reação às manifestações vieram acompanhadas da pressão nas redes para que o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), abra o processo de impeachment contra Bolsonaro. Isso foi intensificado com a reação que tiveram alguns partidos políticos. Nas redes, o PSDB anunciou uma reunião extraordinária com sua executiva nesta quarta-feira para discutir o afastamento do presidente.

Por fim, o relatório conclui que, em meio à disputa entre bolsonaristas e oposição nas redes, a agenda política de reformas ficou em segundo plano:

“A agenda política de reformas se enfraqueceu, ficando sem segundo plano, diante de um movimento eleitoral antecipado em mais de um ano, com nuances que ainda deixam em dúvida se ele irá transcorrer de forma pacífica”.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf