Bolosonaro diz estar “seguro” de que não sofrerá impeachment

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Edilson Dantas / Agência O Globo

Pressionado pelas reações que condenaram suas falas antidemocráticas nas manifestações de 7 de setembro, Jair Bolsonaro não demonstrou disposição em fazer recuos na sua cruzada contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Em reunião com ministros na manhã desta quarta-feira, o presidente discutiu possibilidades de reagir às decisões judiciais e também demostrou preocupação com a alta da inflação. Paralelamente, dois importantes aliados de Bolsonaro — o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e o chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira — foram à Corte para debater a crise institucional com o ministro Gilmar Mendes.

Em discurso aos apoiadores no ato em São Paulo, Bolsonaro disse que não vai mais cumprir determinações do ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito das Fake News, e chamado por ele de “canalha”.

No dia seguinte às manifestações, Bolsonaro demonstrou confiança de que as ameaças de abertura do processo de impeachment de no Congresso não devem avançar já que o presidente acredita ter demonstrado força ao colocar a militância nas ruas. O presidente então usou a reunião com seus subordinados para pedir “humildade”. Incomodado com as repercussões, o presidente reforçou que não quer demitir seus ministros, mas que precisa que todos trabalhem coordenados para solucionar os problemas que o País vem enfrentando.

A pauta econômica dominou boa parte da reunião ministerial. As críticas apontadas à condução a economia pelo ministro Paulo Guedes o deixaram irritado e não participou do seleto grupo que almoçou com o presidente após a reunião. O ministro tem sido alvo de reiteradas críticas por não conseguir conter a alta da inflação. Para tentar impedir que a popularidade de Bolsonaro derreta com a crise econômica, um ministro sugeriu aumentar para R$ 300 o novo Bolsa Família.

A primeira reunião ministerial após as manifestações foi uma das mais longas. Em meio às declarações, ministros fizeram uma pausa para ouvir o discurso do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que pedia um “um basta” à escalada da crise entre Poderes e se ofereceu para mediar o conflito entre Executivo e Judiciário. Sem conseguir acessar o discurso pela televisão, Bolsonaro e os ministros assistiram às falas pelo celular.

Após ouvir, Bolsonaro elogiou o aliado. O presidente gostou do que considerou de tom respeitoso que Lira usou no discurso. Em discurso gravado, Lira evitou citar qualquer possibilidade de impeachment. Em outras duas ocasiões, também em momentos sensíveis para o governo, o presidente da Câmara citou a figura alegórica de um “botão amarelo”. O mecanismo estaria sendo “apertado” por Lira: um aviso de que ele poderia tomar uma atitude drástica.

Ao longo do dia de ontem o clima no Palácio do Planalto era de tensão principalmente após o discurso do presidente do STF, Luiz Fux, que afirmou que o desprezo às decisões judiciais, “além de um atentado à democracia, configura crime de responsabilidade.” O pronunciamento foi visto como um recado que o governo não terá vida fácil e que, embora Lira tenha se colocado como uma ponte para conciliação entre Executivo e Judiciário, não terá êxito.

À tarde, Lira e o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, estiveram no Supremo Tribunal Federal para uma reunião com o ministro Gilmar Mendes. Nogueira, responsável pela articulação política e institucional, não compareceu aos atos de 7 de Setembro justamente porque tem tentado atenuar o desgaste em meio à escalada da crise motivada pelas falas de Bolsonaro.

Interlocutores da Corte ouvidos pelo GLOBO dão conta que a reunião entre o presidente da Câmara, o chefe da Casa Civil e o decano do Supremo passou a ser articulada ainda na terça-feira, após os discursos do presidente Jair Bolsonaro contra o STF.

Na pauta da conversa entre Lira, Ciro e Gilmar, o contexto geral de crise institucional que parece ter subido um novo degrau com os ataques do presidente ao ministro Alexandre de Moraes e declarações de que não irá cumprir as decisões determinadas pelo ministro do STF. Moraes é relator de quatro investigações que correm contra o presidente dia Corte.

Os mininistros foram convocados para a reunião do Conselho de Governo após o presiednte dizer na manifestação que convocaria o Conselho da República, integrantes do Palácio do Planalto alegaram que o presidente se “equivocou” ao mencionar o colegiado que, entre outras atribuições, discute “estabilidade das instituições democráticas de direito”.

Convocado pelo presidente, o conselho tem a atribuição de deliberar sobre a decretação de medidas radicais, como intervenção federal, estados de defesa e sítio, além de discutir questões relevantes para a estabilidade das instituições democráticas. Tais instrumentos, no entanto, precisam do aval do Congresso para serem postas em prática.

Criado em 1988, o Conselho da República só se reuniu uma vez, 30 anos depois. Isso ocorreu durante o governo de Michel Temer para discutir a intervenção federal no Rio, ocorrida em 2018. Na ocasião, foi nomeado interventor o atual ministro da Defesa, Walter Braga Netto.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf